PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Defesa do deputado do PSL Daniel Silveira repudia prisão domiciliar e diz que vai recorrer

Advogado Jean Cleber Garcia afirmou que entrará com pedido para levar a decisão da prisão domiciliar ao plenário do Supremo Tribunal Federal

Por Denise Luna/RIO
Atualização:

O advogado Jean Cleber Garcia, que defende o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), contestou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de decretar prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, após seu cliente ficar por 27 dias preso do Batalhão Especial Prisional (BEP), no Fonseca, Niterói, Rio de Janeiro.

"O constrangimento ilegal, decorrente da manutenção da prisão do deputado, agora na modalidade domiciliar, será objeto de pedido de reforma pelo Pleno da Corte Superior, para que seja restabelecida a segurança jurídica e respeitada a Constituição Federal", afirmou Garcia em nota nesta tarde de domingo, quando se espera a soltura de Silveira, prevista para o fim desta tarde.

Daniel Silveira é transferido para Batalhão Especial Prisional. Foto: Wilton Júnior / Estadão

PUBLICIDADE

A transferência para uma prisão domiciliar acontece no mesmo dia em que a morte da vereadora Marielle Santos (PSOL-RJ) completa três anos. Silveira, ex-policial, ficou conhecido no País por quebrar a placa em homenagem à vereadora, durante sua campanha eleitoral.

Em fevereiro, a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o deputado por grave ameaça e incitar a animosidade entre o tribunal e as Forças Armadas. No dia 16 daquele mês, Silveira foi preso por determinação de Moraes, horas após divulgar um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5) e discurso de ódio contra os integrantes da Corte. A ordem foi proferida pelo ministro pela prática de crime inafiançável.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.