Defesa diz que vai pedir revogação da ordem de prisão de Duque

Ex-diretor da Petrobrás, alvo da Operação 'Que País é esse?', é suspeito de ter transferido 20 milhões de euros da Suíça para o Principado de Mônaco

Redação

16 de março de 2015 | 10h16

Por Julia Affonso, Ricardo Brandt, Fausto Macedo e Andreza Matais

O advogado Renato Moraes, que integra o núcleo de defesa de Renato Duque, disse que ainda não teve acesso à decisão que decretou a nova prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobrás, mas tão logo isso ocorra vai “adotar medidas judiciais cabíveis para reversão do quadro de custódia preventiva”.

Duque foi preso preventivamente nesta segunda-feira, 16, em sua casa, no Rio. Segundo delatores da Lava Jato, ele teria participado do esquema de corrupção instalado na estatal e desbaratado pela força-tarefa da operação.

Renato Duque chega à Polícia Federal - Foto: Márcia Foletto/Ag. O Globo.

Renato Duque chega à Polícia Federal – Foto: Márcia Foletto/Ag. O Globo.

O ex-diretor já havia sido preso no dia 14 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a Juízo Final, sétima fase da Operação Lava Jato. Na ocasião, pelo telefone celular, ele queixou-se da prisão e disse a seu advogado. “Que País é esse?” – esta frase de Duque deu nome à décima fase da Lava Jato, deflagrada nesta segunda feira, 16.

 

A nova ordem de prisão contra Duque foi decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações da Lava Jato, porque o ex-diretor de Serviços transferiu 20 milhões de euros da Suíça para o Principado de Mônaco.

A força-tarefa da Lava Jato descobriu que Duque esvaziou contas secretas na Suíça mesmo depois de deflagrada a Lava Jato, em 17 de março de 2014.

O advogado Renato Moraes afirmou, em nota, que não teve acesso à decisão judicial. “A partir da ciência (do pedido), adotará as medidas judiciais cabíveis para reversão do quadro de custódia preventiva”, disse Moraes.

___________________________________

VEJA TAMBÉM:

‘Que País é esse?’ prende ‘Marcos Valério’ do esquema Delta

Reação de Duque ao ser preso pela 1ª vez inspira nome da nova etapa da Lava Jato

___________________________________

Tudo o que sabemos sobre:

operação Lava JatoPetrobrásRenato Duque

Tendências: