Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Defesa de Lula protagonizou 29 discussões em 1ª audiência com Moro

Na audiência mais tensa de toda Lava Jato - deflagrada há 2 anos e 8 meses -, juiz e advogados do ex-presidente trocaram acusações durante interrogatório de quatro delatores chamados pela Procuradoria como testemunhas de acusação no caso tríplex do Guarujá

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso , Mateus Coutinho , Ricardo Brandt e enviado especial a Curitiba
Atualização:
Lula e Moro. Foto: Estadão

Os advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizaram 29 episódios de discussão com o juiz federal Sérgio Moro, na primeira audiência do processo em que o petista é réu acusado pela força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, por receber R$ 3,7 milhões em propinas da OAS, no caso do apartamento tríplex do Guarujá (SP).

PUBLICIDADE

Foram quase 4 horas de depoimentos, na Justiça Federal, em Curitiba, nesta segunda-feira, 21. A audiência era para ouvir as primeira quatro das doze testemunhas de acusação chamadas pelo Ministério Público Federal. Os dois primeiros depoimentos, do ex-líder do governo Dilma Rousseff no Senado, o ex-senador Delcídio Amaral, e do empresário Augusto Ribeiro Mendonça, dono do Grupo Setal, foram os mais longos e tomados por uma série de interrupções e bate-boca entre os advogados do petista, o juiz Sérgio Moro e o procurador da República Diogo Castor de Mattos, da força-tarefa da Lava Jato.

Foram ouvidos ainda os ex-executivos da Camargo Corrêa Dalton Avancini e Eduardo Leite. Os quatro são delatores da Lava Jato.

A defesa de Lula, encabeçada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, e por José Roberto Batochio, tentou anular a validade de todos os depoimentos desta segunda, apontando que por se tratarem de delatores eles não poderiam ser levados em consideração, interrompeu questionamentos do magistrado, acusando-o de prejudicar a defesa, e do procurador da República.

CIA. Segunda testemunha ser ouvida na audiência, o dono da Setal, Augusto Mendonça, foi questionado pela defesa de Lula sobre um suposto acordo de delação fechado por ele com autoridades norte-americanas.

Publicidade

"O senhor é colaborador apenas no Brasil, ou também no exterior?", perguntou Martins - sócio e genro do compadre de Lula, o advogado Roberto Teixeira.

A testemunha foi o primeiro dono de uma empreiteira do cartel, acusado de fatiar obras na Petrobrás, mediante o pagamento sistematizado de propinas a agentes públicos e políticos da base aliada dos governos Lula e Dilma, a fechar acordo de delação com a força-tarefa da Lava Jato - ainda em 2014, primeiro ano das investigações.

"Eu não sei se eu posso responder essa pergunta", disse a testemunha.

"O senhor está sob o dever (de falar a verdade)", retrucou Martins.

Moro indeferiu o questionamento e avisou sobre a preservação do direito da testemunha de não prejudicar um eventual acordo de confidencialidade.

Publicidade

"Está indeferido, doutor, até porque a relevância disso me escapa, também."

A defesa insistiu no tema, perguntou se o delator tinha viajado para os Estados Unidos "para esta finalidade".

"Não, aí está indeferido também."

O delator acabou respondendo que viajou de 4 a 5 vezes para os Estados Unidos, em 2015. Ele não confirmou ter negociado delação com autoridades norte-americanas, nos processos envolvendo a Petrobrás.

Alguns minutos depois, o tema voltou `a discussão, nessa vez, durante os questionamentos feitos pelo criminalista José Roberto Batochio.

Publicidade

"O senhor, quando foi ao Estados Unidos, foi a Nova Iorque, foi a Virgínia, em Langley, especificamente?", quis saber a defesa de Lula.

"Não , estão indeferidas essas questões. Já foi dito doutor que ele não sabe os reflexos jurídico, se ele fez um eventual acordo, e se ele revelar, então...", disse o magistrado.

"Mas não estou perguntando sobre o acordo, estou perguntado sobre a viagem", insistiu Batochio.

"Mas qual a relevância dessa questão para o processo doutor?", perguntou Moro. "Ele é um agente dos Estados Unidos aqui? treinado na CIA, no FBI?."

Batochio respondeu que "constam que há ações nos Estados Unidos que objetivam vários bilhões de indenização".

Publicidade

"Mas isso é fato conhecido, não precisa indagar a testemunha. Está indeferido", afirmou Moro.

"Mas eu faço essa pergunta em nome da soberania do meu País", continuou o defensor.

"Independentemente da soberania, a questão dos reflexos jurídicos para a testemunha, eu tenho que zelar pelos diretos das testemunhas. Próxima pergunta doutor."

Senador petista Delcídio Amaral. Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS

Delcídio. O mais longo e tenso depoimento foi o do ex-senador Delcídio Amaral.

O tema central do debate foi a abordagem de temas de contextualização da denúncia contra Lula, em que o procurador da Repúblico quis saber dele sobre a origem das indicações políticas como forma de arrecadar propinas na Petrobrás, de forma sistematizada.

Publicidade

O depoimento de Delcídio levou mais de uma hora e meio e foi marcado por 23 embates dentre a defesa de Lula e Moro.

O principal e mais longo debate aconteceu logo no início do depoimento. Após vinte minutos, Delcídio falava sobre o suposto "conhecimento" de Lula sobre os negócios da Petrobrás, quando um dos advogados, Cristiano Martins, interrompeu.

"Excelência, pela ordem, estamos falando de três contratos celebrados com uma empreiteira."

"Dr., é contexto, existe uma dinâmica. Existe um contexto e essa pergunta (do procurador) está dentro desse contexto",

"Vossa Excelência me permite, quando pedimos a produção de provas vossa excelência foi muito claro e enfático ao dizer que a acusação se restringia a três contratos que envolvem uma empresa", insistiu o advogado.

Publicidade

"Dr, a defesa pediu cópias de todas as atas de licitações e os contratos da Petrobrás em treze anos, diferente de o Ministério Público fazer uma pergunta para a testemunha nesse momento. Está indeferida essa questão, dr., podemos prosseguir", asseverou o juiz. "No momento próprio a defesa pode fazer (perguntas), agora estamos ouvindo a testemunha e a palavra está com o Ministério Público."

"Mas é uma questão de ordem, Vossa Excelência tem que me ouvir."

"Dr., a defesa vai ficar fazendo a cada dois minutos, a defesa vai ficar levantando questão de ordem, é inapropriado. Estão tumultuando a audiência."

Outro advogado, o criminalista José Roberto Batochio, tomou a palavra. "Pode ser inapropriado, mas perfeitamente jurídico e legal."

Moro retomou. "Estão tumultuando a audiência."

Publicidade

Batochio foi à réplica. "O juiz preside (a audiência), o regime é presidencialista, mas o juiz não é dono do processo. Aqui os limites são a lei. A lei é a medida de todas as coisas e a lei do processo disciplina esta audiência. A defesa tem o direito de fazer uso da palavra, a defesa tem direito de fazer uso da palavra pela ordem."

Quando Moro mandou prosseguir a audiência, um terceiro advogado de Lula pegou o microfone. O juiz não admitiu nova interrupção. E cortou a gravação.

O tema dominou os demais debates durante o depoimento do ex-líder do governo Dilma no Senado.

OUÇA OS DEBATES ENTRE A DEFESA DE LULA E O JUIZ SÉRGIO MORO NA 1ª AUDIÊNCIA DO PROCESSO

Delcídio Amaral - Vídeo 1: 5min30s / 12min25s / 15min40s / 19min54s / 21min45s /

Publicidade

Delcídio Amaral - Video 2: 2min55s / 3min30s / 4min45 / 6min49s / 14min02s / 17min35s / 22min40s / 24min45s

Delcídio Amaral - Video 3: 5min05s / 7min30s / 10min50s / 21min45s / 26min04s / 27min28s

Delcídio Amaral - Video 4: 1min53s / 3min20s / 4min40s / 7min01s

Augusto Ribeiro Mendonça (Grupo Setal) - Vídeo 1: 13min52s / 24min24s / 27min15s

Dalton Avancini (Camargo Côrrea): 3min30s / 15min22s

Eduardo Leite (Camargo Corrêa): 6min

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.