Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Defensoria Pública de SP aprova cotas raciais para concursos do órgão

Conselheiros do órgão ainda vão definir como será implementada a medida para o ingresso nas carreiras da instituição

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

O Conselho Superior da Defensoria Pública de São Paulo aprovou na manhã desta quinta-feira, 30, a implantação de cotas raciais nos concursos públicos para as carreiras de defensor público, de oficiais e agentes de defensoria e inclusive de estagiários da instituição. O pedido partiu do Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito, da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública e do Instituto Luiz Gama.

Segundo o último diagnóstico das defensorias públicas de todo o País, realizado em 2009 pelo Ministério da Justiça, a porcentagem dos defensores públicos que declararam ser negros representa 6,8% do total, enquanto 0,3%, indígenas.

O Conselho Superior é o órgão deliberativo da instituição, que tem como uma de suas atribuições definir as normas no âmbito da defensoria pública. A discussão travada nesta quinta-feira ocorreu devido o entendimento de alguns Conselheiros de que não haveria previsão legal para que a defensoria pública, por meio de deliberação interna, instituísse a política de cotas. Para eles, seria necessário haver uma lei instituindo a ação afirmativa nos concursos públicos estaduais.

No entanto, a maioria dos conselheiros considerou que a Defensoria Pública possui autonomia própria prevista na Constituição e, portanto, tem competência para instituir a política afirmativa das cotas raciais.

Publicidade

Os defensores levaram em consideração um julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a política de cotas da UNB, que entendeu que as instituições autônomas, como a defensoria pública, podem instituir políticas de cotas sem a necessidade de uma lei específica.

Os conselheiros ainda não discutiram como será implementada a política de cotas aprovada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública. As diretrizes que serão adotadas nos próximos concursos serão debatidas nas próximas sessões do Conselho Superior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.