PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

De Volta aos Trilhos prende dois

Operação conjunta da Polícia Federal e Procuradoria da República, deflagrada nesta quinta-feira, 25, já localizou Jader Ferreira das Neves, filho do ex-presidente da Valec, e Leandro de Melo Ribeiro, suposto laranja do grupo sob suspeita de desvios de recursos das obras da Ferrovia Norte-Sul

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

 Foto: Dida Sampaio/Estadão

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 25, os dois alvos da Operação De Volta aos Trilhos - investigação sobre desvios de R$ 20 milhões nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Segundo informou a Procuradoria da República foram localizados Jader Ferreira das Neves e Leandro de Melo Ribeiro, suposto laranja do grupo sob suspeita. Os mandados de prisão foram decretados a pedido do procurador da República Helio Telho, do Núcleo de Combate à Corrupção, braço do Ministério Público Federal em Goiás.

PUBLICIDADE

+ PROCURADORIA E PF DEFLAGRAM DE VOLTA AOS TRILHOS

Jader é filho de José Francisco das Neves, o 'Juquinha', ex-presidente da Valec, estatal responsável pelo empreendimento marcado por fraudes. Pai e filho já estão condenados, respectivamente, a 10 anos e a sete anos de prisão no âmbito da Operação Trem Pagador - precursora da missão De Volta aos Trilhos -, que em 2012 desmontou esquema de cartel, licitações marcadas, peculato e corrupção na Norte-Sul.

Nesta quinta, 25, a PF deflagrou a nova fase da investigação que se baseia em delações premiadas de executivos das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Eles confessaram o pagamento de propinas a 'Juquinha'.

De Volta aos Trilhos aponta como principais suspeitos o filho de 'Juquinha', Jader Ferreira das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro.

Publicidade

'Juquinha' e seu filho são investigados agora por suposta lavagem de dinheiro oriundo de propina, 'mantendo oculto parte do patrimônio amealhado'. Ribeiro, segundo o Ministério Público Federal, seria o 'laranja' de 'Juquinha' e Jader, auxiliando-os a dissimularem bens adquiridos com recursos ilícitos.

A reportagem não localizou a defesa dos acusados na Operação De Volta aos Trilhos. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.