Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

De volta à cena política, Delcídio reage à suspeita de compra de votos

‘Flagrante armado’, afirma o candidato ao Senado pelo PTC de Mato Grosso do Sul sobre prisão de professor em Campo Grande que presta serviços para sua campanha

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Senador petista Delcídio Amaral. Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS

De volta à cena política, após protagonizar emblemático capítulo da Lava Jato - preso em flagrante em 2015 por ordem do Supremo, ele foi cassado e tornou-se delator -, o ex-senador Delcídio Amaral (PTC/MS), que busca retorno à Casa nestas eleições, reagiu à suspeita de compra de votos por sua campanha. Nesta quarta, 3, a Polícia Federal prendeu um professor de 35 anos em flagrante em Campo Grande que presta serviços para

PUBLICIDADE

A PF informou que, em depoimento, o professor afirmou que prestava serviços para a campanha de Delcídio. O docente foi detido em frente à loja de Autopeças Multilatas, no bairro Vila Carvalho, após supostamente efetuar pagamento a eleitores para adesivar carros. Além dos adesivos, os eleitores recebiam orientação em quem votar e uma 'cola' eleitoral com os números dos candidatos favorecidos.

Delcídio afirmou que sua campanha 'está sendo feita por amigos voluntários e quase nada de dinheiro, muito menos para uma idiotice dessas'.

"Flagrante armado no desespero e no vale tudo de candidatos que vão perder", declarou o ex-senador.

Segundo a PF, foram apreendidos com o professor R$ 800, material de campanha e lista de eleitores que já teriam recebido valores pela adesivagem e compromisso de voto no ex-senador.

Publicidade

Delcídio foi cassado em maio de 2016 por quebra de decoro. Na época, ele era acusado de obstruir a investigação da Operação Lava Jato. Tornou-se delator da investigação. Em julho deste ano, a Justiça Federal absolveu Delcídio, o ex-presidente Lula e outros cinco da acusação de obstrução de Justiça.

O professor responderá pelo delito do artigo 299 do Código Eleitoral - corrupção eleitoral - e pode pegar até 4 anos de prisão, além de multa. A Polícia Federal informou que vai continuar as investigações e também o monitoramento de crimes envolvendo as eleições 2018.

COM A PALAVRA, DELCÍDIO AMARAL

A assessoria do ex-senador declarou. "Flagrante armado no desespero e no vale tudo de candidatos que vão perder para Delcídio. Essa campanha dele está sendo feita por amigos voluntários e quase nada de dinheiro, muito menos para uma idiotice dessas."

COM A PALAVRA, O PTC-MS

Publicidade

NOTA OFICIAL

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) não contratou e não irá contratar cabos eleitorais para campanha de Delcídio Amaral a senador e não permite, autoriza ou apoia qualquer iniciativa de seus simpatizantes fora dos limites da lei. A ação de suposto cabo eleitoral acusado de práticas ilícitas tem, portanto, características de armação política, o que deverá também ser investigado pelas autoridades a pedido do partido.

Campo Grande, 4 de outubro de 2018.

Cezar Renato Gazolla Presidente PTC-MS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.