PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Damares recua e anula orientação a Conselhos Tutelares sobre ensino domiciliar

Ofício-circular com revogação de orientações anteriores foi encaminhado nesta quinta, 5, aos conselheiros em todo o País, depois que Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão solicitou ao Ministério Público Federal no DF abertura de ação por improbidade administrativa

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

A Procuradoria da República informou nesta sexta, 6, que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) 'voltou atrás' e decidiu revogar as orientações que havia emitido a Conselhos Tutelares de todo o país sobre o homeschooling, o chamado ensino domiciliar.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação e Informação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, braço do Ministério Público Federal.

A ministra Damares Alves Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

Em maio deste ano, o Ministério da Mulher determinou aos conselheiros tutelares que deixassem de registrar como evasão escolar casos de crianças e adolescentes educados em casa.

De acordo com a orientação, meninos e meninas não mais deveriam ser identificados como em situação de 'abandono intelectual' e a medida deveria ser aplicada mesmo sem a conclusão da tramitação do Projeto de Lei 2.401/2019, que trata da regulamentação do homeschooling no país.

Nesta quinta, 5, em novo ofício-circular encaminhado aos conselheiros tutelares, o Ministério anulou a orientação e admitiu 'a necessidade de respeito ao melhor interesse da criança'.

Publicidade

"Em que pese a manifestação anterior desta Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente acerca do tema do objeto do Projeto de Lei 2.401/2019, reconhecemos que a matéria necessita ser anulada, uma vez que Projeto de Lei encontra-se em tramitação", diz o texto do comunicado do Ministério aos conselheiros.

Segundo a Procuradoria do Cidadão, a decisão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é anunciada após solicitação ao MPF no Distrito Federal de ação judicial para que a ministra Damares Alves e duas servidoras que também assinavam a orientação aos conselheiros tutelares fossem responsabilizadas por improbidade administrativa.

A Procuradoria do Cidadão apontou que 'a orientação feita pelo Ministério da Mulher estava em absoluto descompasso com o complexo normativo que trata do direito de crianças e adolescentes à educação escolar', e que 'tanto a ministra e quanto duas servidoras agiram em manifesta ilegalidade, violando os princípios da Lei 8.429/1992, que trata de improbidade na administração pública'.

"Não foi revogada nenhuma norma do ordenamento jurídico pátrio que define a obrigação dos responsáveis legais de zelar pelo bem-estar do educando, principalmente aquela que determina a obrigatoriedade de promover a matrícula deste na rede pública ou privada de ensino (artigo 55 do Estatuto da Criança e do Adolescente), cabendo intervenção do Ministério Público nesses casos, de modo a assegurar a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis de proteção", destacou a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

O pedido da Procuradoria para que o caso fosse levado à Justiça dava seguimento à Recomendação que já havia sido feita, em julho, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na qual era solicitado à pasta que 'suspendesse, imediatamente, a orientação aos Conselhos Tutelares'.

Publicidade

Na ocasião, o Ministério de Damares respondeu que não via motivos de conveniência e oportunidade para a revogação da medida, ato classificado pela pasta como 'perfeitamente legítimo e conforme aos postulados legais vigentes'.

PUBLICIDADE

"A resposta veio acompanhada de parecer jurídico genérico e que não abordava o mérito da controvérsia", sustenta a Procuradoria.

STF e homeschooling - No ofício-circular enviado na quinta-feira, 5, aos conselheiros tutelares, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos aponta o trânsito em julgado do acórdão no Recurso Extraordinário n° 888.815 - Rio Grande do Sul, na qual o Supremo decidiu que 'não existe direito público subjetivo do aluno ou de sua família ao ensino domiciliar, inexistente na legislação brasileira'.

De acordo com o Tribunal, a Constituição Federal 'não veda de forma absoluta o ensino domiciliar, mas a sua adoção está condicionada à existência de lei e ao dever de solidariedade entre a família e o Estado como núcleo principal à formação educacional das crianças, jovens e adolescentes'.

Segundo a decisão, 'são inconstitucionais, portanto, as espécies de unschooling radical (desescolarização radical), unschooling moderado (desescolarização moderada) e homeschooling puro, em qualquer de suas variações'.

Publicidade

COM A PALAVRA, O MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS

A reportagem fez contato com a assessoria do Ministério da Mulher. O espaço está aberto para manifestação.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.