PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Corregedoria mira suposta negociação de juízes do Pará com ex-prefeito

Ministro Humberto Martins, corregedor-nacional de Justiça, instaurou procedimento para acompanhar investigação disciplinar da Corregedoria-Geral de Justiça do Pará sobre dois magistrados que teriam participado de acerto com político do município de Santa Luzia do Pará

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

Humberto Martins. Foto: Gustavo Lima/STJ

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou procedimento para acompanhar a investigação disciplinar da Corregedoria-Geral de Justiça do Pará sobre dois juízes que, supostamente, teriam participado de uma negociação de sentença.

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, do Tribunal de Justiça do Pará, determinou na terça, 16, a abertura de uma sindicância administrativa sobre conduta atribuída aos juízes Raimundo Moisés Alves Flexa e Marco Antônio Lobo Castelo Branco.

O caso foi encaminhado para a juíza Rubilene Silva Rosário, que terá 30 dias para finalizar a investigação.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Segundo nota da Corregedoria Nacional de Justiça, os magistrados teriam participado de uma suposta negociação com o ex-prefeito do município de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires.

Com cerca de 20 mil habitantes, Santa Luzia fica a 170 quilômetros de Belém.

Publicidade

Gravações atribuídas aos magistrados apontam indícios de que o ex-prefeito recorreu aos juízes com o objetivo de evitar condenação junto ao Tribunal Regional Eleitoral, em 2014.

Para o ministro, o acompanhamento da sindicância por parte da Corregedoria Nacional é necessário por causa da competência disciplinar concorrente do órgão.

O Tribunal de Justiça do Pará terá 5 dias para prestar informações sobre a investigação em curso e 60 dias para apresentar as conclusões do procedimento.

O Tribunal de Justiça do Pará. Foto: Google Maps

COM A PALAVRA, OS JUÍZES

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Pará solicitando posicionamento dos magistrados. O espaço está aberto para manifestações.

Publicidade

COM A PALAVRA, O EX-PREFEITO DE SANTA LUZIA DO PARÁ

A reportagem tenta contato com Adamor Aires. O espaço está aberto para manifestação. (pepita.ortega@estadao.com)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.