Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Corregedor manda Lula para Tremembé, no 'presídio dos famosos'

Juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci autorizou nesta quarta, 7, a transferência para a penitenciária II de Tremembé 'Dr. José Augusto César Salgado', no Vale do Paraíba, interior de São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega , Fausto Macedo e Ricardo Brandt
Atualização:

 

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador e corregedor dos presídios de São Paulo, autorizou nesta quarta, 7, a remoção do ex-presidente Lula para a penitenciária II de Tremembé, no Vale do Paraíba, interior paulista. Em despacho, de 14 linhas, Sorci se refere à decisão da juíza Carolina Lebbos da 12ª Vara Federal de Curitiba, que acolheu pedidos da Polícia Federal e da defesa, e permitiu a transferência do petista para São Paulo.

PUBLICIDADE

Documento

Decisa?o

Em Tremembé, Lula fará companhia a um grupo de prisioneiros 'famosos', condenados por crimes de grande repercussão e impacto - entre eles Alexandre NardoniCristian CravinhosGuilherme LongoMizael BispoCarlos HasegawaLindenberg Alves e Gil Rugai. Até recentemente também ocupava uma cela da penitenciária o médico Roger Abdelmassih.

Algumas histórias dos detentos 'famosos' foram registradas pelo ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos Acir Filló, também preso no local. No entanto, o livro Diário de Tremembé - O presídio dos famosos teve sua venda suspensa pela juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, que considerou que o material produzido pelo ex-prefeito 'nem de longe constitui biografia, mas sim bisbilhoteria e especulações da vida alheia'. A magistrada determinou ainda a transferência do autor para outro presídio 'em caráter de urgência'.

Publicidade

O complexo penitenciário de Tremembé, no Vale do Paraíba, a 140 km de São Paulo, é conhecido como a prisão dos famosos. Foto: Alex Silva/Estadão

Cela ou sala de estado maior: para onde vai Lula?

No despacho, o juiz corregedor não indica se Lula ficará em uma Sala de Estado Maior. Em Curitiba, o ex-presidente ocupa uma sala especial, isolado da carceragem.

Ao autorizar a transferência do ex-presidente para São Paulo, a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, indicou que não há fundamento jurídico para 'imposição, a priori, de cumprimento de pena por ex-Presidente da República em Sala de Estado Maior'.

"Embora o ordenamento jurídico brasileiro contemple hipóteses de recolhimento em prisão especial ou Sala de Estado Maior, essas se restringem à prisão processual. Não há previsão em tal sentido concernente à prisão para cumprimento de pena, decorrente de condenação criminal confirmada em grau recursal", indicou.

A juíza destacou, no entanto, que, uma vez sob a tutela estatal, é dever do Estado 'garantir a integridade física, moral e psicológica' de Lula, 'como, aliás, deveria ser observado em relação a qualquer cidadão preso'.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.