Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cor da ciclovia em São Paulo não é propaganda do PT, decide TRE

Corte Eleitoral rejeitou por unanimidade ação movida por candidato do PSDB a deputado estadual acusando prefeito Fernando Haddad de beneficiar partido

PUBLICIDADE

Por Mateus Coutinho
Atualização:

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo rejeitou na segunda-feira, 15, por unanimidade, a ação movida pelo candidato a deputado estadual pelo PSDB, Joseph Jo Raymond Diwanm, solicitando o fim das pinturas das ciclovias da capital paulista de vermelho. Na ação, o candidato tucano acusava o prefeito Fernando Haddad (PT) de beneficiar eleitoralmente seu partido ao utilizar a cor vermelha nas ciclofaixas que vem sendo implementadas na cidade. 

PUBLICIDADE

Conforme divulgou o Ministério Público Federal em São Paulo, a decisão da Corte Eleitoral seguiu o entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral de que a cor das ciclofaixas são um padrão adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito e não configurariam propaganda irregular do PT.

Na ação, Diwan pediu a imediata suspensão da pintura das ciclovias e ciclofaixas na cor vermelha, com a repintura dos locais nos quais foi utilizada a tinta nessa tonalidade, ao menos até o fim do período eleitoral, e a aplicação de multa ao prefeito.

 Foto: Marcio Fernandes/Estadão

No parecer, o procurador eleitoral auxiliar Paulo Thadeu Gomes da Silva citou a resolução do Contran, de 2007, que adota o vermelho como padrão para demarcar ciclovias e ciclofaixas. "A cor vermelha questionada não foi arbitrariamente escolhida (....) em benefício de seu partido e, dessa forma, supostamente com fins espúrios eleitorais, restando, pelo contrário, comprovada sua adequação às normas gerais para a matéria de trânsito correlata em âmbito nacional", afirmou o procurador.

Na sustentação oral, o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos reiterou que a cor das ciclovias é um padrão para chamar atenção dos motoristas, adotado, inclusive, internacionalmente.

Publicidade

Críticas. O candidato a deputado não foi primeiro membro do PSDB a criticar as ciclofaixas implementadas pela gestão de Haddad. O candidato a vice na chapa de Aécio Neves, Aloysio Nunes, chegou a criticar as faixas por meio de seu perfil no Twitter afirmando que elas seriam um "delírio autoritário".

"Delírio autoritário de Haddad: esparrama ciclofaixas a torto e a direito, provocando revolta nos moradores de Higienópolis", dizia a mensagem publicada no último dia 9 no Twitter, fazendo referência a um bairro nobre da capital.

A reportagem tentou contato com o advogado de Diwan, mas ele estava em reunião.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.