Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Conselho mantém exclusão de promotores na eleição para procurador-geral em SP

Conselho Superior do Ministério Público Estadual rejeitou, por 9 a 2, proposta para que eleição ao cargo de chefe do MP deixe de ser restrita aos procuradores de Justiça

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

Ministério Público de São Paulo. Foto: Assessoria de Comunicação Social/MP-SP

O Conselho Superior do Ministério Público Estadual de São Paulo rejeitou, por 9 votos a 2, proposta para derrubar a regra da Lei Orgânica que restringe apenas aos procuradores de Justiça a possibilidade de se candidatar ao cargo de procurador-geral. A iniciativa foi apresentada no colegiado pelos procuradores Augusto Rossini e Pedro Juliotti.

PUBLICIDADE

+ 'Independentes' se insurgem contra exclusão de promotores na eleição para procurador-geral em SP

É de livre nomeação pelo governador o cargo de procurador-geral, a partir de lista tríplice eleita pela classe e a ele encaminhada. O mandato do chefe do Ministério Público dura dois anos e é permitida uma recondução.

Apenas três Estados em todo o País mantém a exclusividade de procuradores concorrerem à cadeira número 1 do Ministério Público, alijados os promotores. São Paulo é um deles.

Ao apresentar a proposta ao Conselho, Rossini disse entender que a Lei Orgânica do Ministério Público de São Paulo, ao 'circunscrever a categoria de elegíveis ao cargo em questão apenas aos Procuradores de Justiça, padece do vício da inconstitucionalidade, por desarmonia com o sistema de carreira'.

Publicidade

Ele ainda afirmou que 'os mecanismos apropriados a tanto não são acionados por razões políticas, o que leva à possiblidade de se enfrentar tal inconstitucionalidade de maneira incidental, no processo de regulamentação do pleito em pauta, até porque o próprio CNMP assim tem se pautado, a exemplo da regulamentação, por Resolução, da possibilidade de ajustamento de conduta em hipóteses de improbidade administrativa, mitigando a vedação contida no artigo 17, § 1º, da LIA, o que permitiu, inclusive, a homologação pelo CSMP, de acordos em inquéritos que versavam sobre o tema, sem que se aguardasse a alteração legislativa'.

Já Juliotti afirmou que 'ao restringir a participação, como elegíveis, aos membros da segunda instância, impõe, de maneira inconstitucional, exigências não previstas para a candidatura pela Lei Maior, a qual demanda apenas a condição de membro da Instituição para se concorrer ao pleito, conforme jurisprudência colacionada, e, apontando a possibilidade de reconhecimento incidental dessa inconstitucionalidade pelo Colegiado, que tem por atribuição a análise da legalidade, na regulamentação da eleição'.

Um dos votos contra a medida, o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, 'reiterou posicionamento já defendido nas diversas ocasiões em que teve a oportunidade de se manifestar sobre as questões de inconstitucionalidade aventadas em relação à LOEMP-SP, no sentido de que não deve a própria Instituição reconhecer que algum dispositivo de sua lei orgânica padece de tal vício e sim defender a autonomia estadual para regular o Ministério Público local, sob pena de provocar indevida insegurança jurídica, apontando a reforma legislativa como caminho natural às alterações que ora se pretende e informando que já encaminhou proposta nesse sentido ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça', segundo consta na ata da da reunião, publicada no Diário Oficial do dia 8 de fevereiro.

Segundo o DO, 'as emendas destinadas à ampliação da legitimidade passiva para o pleito, apresentadas pelos Conselheiros Rossini e Juliotti, foram rejeitadas por nove votos (Conselheiros Rochel, Joiese, Hamilton, Olheno, Ana Margarida, Sabella, Eduardo Del Campo, Paulo Afonso e Smanio) a dois (Conselheiros Rossini e Juliotti), enquanto que as emendas destinadas à alteração dos artigos 11 e 12 da minuta, apresentada pelo Conselheiro Juliotti, foram rejeitadas por dez votos (Conselheiros Rochel, Joiese, Rossini, Hamilton, Olheno, Ana Margarida, Sabella, Eduardo Del Campo, Paulo Afonso e Smanio) a um (Conselheiro Juliotti)'.

Supremo. Promotores independentes de São Paulo aguardam o resultado de um requerimento protocolado por eles na Procuradoria-Geral da República com pedido de ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dois parágrafos do artigo 10 da Lei Complementar 734/1993, a Lei Orgânica, que se referem à restrição para candidaturas ao cargo de Procurador-Geral de Justiça.

Publicidade

PUBLICIDADE

Os promotores paulistas argumentam que sobre este mesmo tema a Procuradoria-Geral da República ajuizou recentemente Adin 'nos termos ora pugnados, na verdade, com amplitude ainda maior, contra normas inconstitucionais de Rondônia - cuja norma impede os membros do Ministério Público do Estado não vitalícios de se candidatarem ao cargo'.

A tramitação interna da PGR indica que no dia 14 de julho a representação dos promotores chegou à Divisão de Controle Extrajudicial. A última movimentação mostra que, três dias depois, o documento foi recebido pela Secretaria da Função Constitucional da Procuradoria-Geral. A reportagem entrou em contato com a Procuradoria-Geral da República que, até o momento, não se manifestou a respeito do caso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.