Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Congresso precisa ser controlado', defende Joaquim Barbosa

Ao abordar o impeachment de Dilma Rousseff, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal postou em sua conta no Twitter que 'assembleia multitudinária tem inclinação ao abuso'

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

O ex-ministro Joaquim Barbosa, que presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu em sua conta no Twitter controle sobre o Congresso. Ao abordar o conturbado processo e o desfecho surpreendente do impeachment de Dilma - que, mesmo cassada, poderá continuar na vida pública, segundo decidiu o Senado na quarta-feira, 31 -, Barbosa foi incisivo.

PUBLICIDADE

"O Congresso, uma assembléia multitudinária, precisa por sua vez ser controlada, pois é enorme e natural a sua inclinação ao abuso."

Ele defendeu "a necessidade de 'contrapesos' adicionais, para 'conter' as duas forças tendencialmente hegemônicas, oriundas do voto popular":

O ex-ministro anotou que "uma das consequências mais graves desse 'impeachment tabajara' reside no 'desequilíbrio estrutural' que ele provoca".

"É que o Brasil é um país regido pelo sistema 'presidencialista' de governo. Em que consiste esse sistema?", indagou em um post.

Publicidade

" Simplificando exageradamente, eu diria que é um sistema baseado na 'desconfiança orgânica sistemática'.

"Funciona assim: o povo elege o presidente, a figura central do sistema; elege igualmente centenas de parlamentares que têm como missão principal votar as leis e 'vigiar' o presidente, isto é, exercer o controle político das suas ações. Desconfiança."

Joaquim Barbosa sugere. "Um poder Judiciário independente, uma opinião pública robusta, bem informada, que seja eventualmente apta a 'emparedar' os políticos."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.