Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Compadre de Lula senta no banco dos réus da Lava Jato

Advogado Roberto Teixeira, que encabeça defesa de ex-presidente, é acusado de lavagem de dinheiro em compra e reforma de sítio de Atibaia, em processo aberto por Moro

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:
Lula e Roberto Teixeira. Foto: Estadão

Artífice da controversa estratégia de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos processos da Operação Lava Jato, o advogado Roberto Teixeira foi colocado no banco dos réus, nesta terça-feira, 1, pelo juiz federal Sérgio Moro.

Compadre do petista, Teixeira é acusado pelo Ministério Público Federal de lavagem de dinheiro na compra e reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).

PUBLICIDADE

Documento

A DECISÃO

"Relativamente à imputação contra Roberto Teixeira, há indícios de que participou, conscientemente, de fraudes para ocultar quem custeava as reformas do Sítio de Atibaia e quem era o real beneficiário", afirma Moro, em despacho, em que abriu processo contra Lula - terceira ação penal aberta contrapetista, em Curitiba.

"A condição de advogado de Roberto Teixeira não o imuniza contra a imputação."

Publicidade

 

O sítio foi comprado em 2010 e está registrado em nome de dois sócios dos filhos, Fernando Bittar - filho do amigo Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas -Jonas Suassuna. O imóvel passou por duas reformas. As obras no sítio Santa Bárbara custaram R$ 1.020.500,00 e foram bancadas, segundo o Ministério Público Federal, pelas empreiteiras OAS e Odebrecht e pelo pecuarista José Carlos Bumlai.

Em janeiro de 2016, o Estadão revelou que a compra do sítio, por R$ 1,5 milhão, foi registrado no escritório do compadre de Lula. As escrituras de venda e compra dos dois imóveis que compõem o sítio foram lavradas na mesma data, 29 de outubro de 2010), pelo mesmo escrevente, João Nicola Rizzi, no mesmo local: Rua Padre João Manoel, nº 755, 19º andar, São Paulo - endereço do escritório de advocacia Teixeira, Martins e Advogados.

+ 'Não há qualquer registro' que Lula pagou por obras no sítio, diz Moro

+ Atuação de compadre de Lula para ocultar propriedade é investigada pela Lava Jato

+ Advogado de Lula sugeriu notas frias e contrato fictício para ocultar reforma no sítio, diz delator

Publicidade

"Roberto Teixeira, advogado e amigo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria participado da reforma do sítio, ocultado documentos que demonstravam a ligação da Odebrecht com a reforma e orientado engenheiro da Odebrecht a celebrar contrato fraudulento com Fernando Bittar para ocultar o envolvimento da Odebrecht no custeior e que o ex-Presidente era o beneficiário", acusa a denúncia do Ministério Público Federal, em trecho destaco por Moro.

 

PUBLICIDADE

Crime. A Lava Jato sustenta nesse processo que Teixeira cometeu crimes ao atuar para ocultar Lula na propriedade do imóvel e também na reforma.

Em delação premiada engenheiro da Odebrecht Emyr Diniz Costa Junior, responsável pelas obras do sítio em Atibaia, confessou ter participado de um esquema para a emissão de notas frias para evitar deixar vestígios de que as obras foram executadas pela Odebrecht e de que o real beneficiário era o petista.

"Após a conclusão da reforma, por volta de março de 2011, fui orientado a acompanhar Alexandrino Alencar em reunião com o advogado Roberto Teixeira em seu escritório. Nesta reunião, ele me pediu para que eu descrevesse como a obra ocorreu para possibilitar que o advogado construísse uma forma de "regularizar" a obra", afirmou Emyr, um dos 78 delatores da Odebrecht e réu nesse processo.

 

Proteção. Moro fez uma consideração adicional sobre o processo contra Teixeira e disse não ignorar "a necessidade de se proteger juridicamente a relação entre cliente e advogado".

Publicidade

"Mas não há imunidade desta relação, conforme jurisprudência consolidada nos tribunais pátrios, bem como como assim se procede no Direito Comparado, quando o próprio advogado se envolve em ilícitos criminais, ainda que a título de assessoramento de seu cliente, havendo fundada suspeita no presente caso em relação às condutas de Roberto Teixeira."

O magistrado, que durante o processo do triplex do Guarujá (SP) foi confrontado diversas vezes pela defesa de Lula, em especial pelo criminalista Cristiano Zanin Martins, que é genro de Teixeira, citou o exemplo da Justiça dos Estados Unidos ao falar da proteção jurídica para advogados.

E acrescentou: "Além disso, a proteção jurídica restringe-se à relação entre advogado e cliente que seja pertinente à assistência jurídica lícita, não abrangendo a prática de atividades criminosas. Nessa última hipótese, o advogado não age como tal, ou seja, não age em defesa de seu cliente ou para prestar-lhe assistência jurídica, mas sim como associado ao crime".

 

Dono. Para Moro, há elementos de que Lula é dono do sítio e de que as reformas foram feitas pela empreiteiras para abrir o processo.

"Os elementos probatórios juntados pelo Ministério Público Federal e também colacionados pela Polícia Federal permitem, em cognição sumária, conclusão de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comportava-se como proprietário do Sítio de Atibaia e que pessoas e empresas envolvidas em acertos de corrupção em contratos da Petrobrás, como José Carlos Cosa Marques Bumlai, o Grupo Odebrecht e o Grupo OAS, custearam reformas na referida propriedade, tendo por propósito beneficiar o ex-presidente", anotou Moro.

Publicidade

+ Moro põe Lula no banco dos réus mais uma vez, agora pelo sítio de Atibaia

+ Topógrafo diz que 'compadre de Lula' indicou serviços em sítio de Atibaia

Também se tonaram réus outros 12 investigados, entre eles os empresários Emilio Odebrecht, patriarca da empreiteira, e Marcelo Bahia Odebrecht, presidente afastado - preso desde 19 de junho de 2015 -, os executivos Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, Carlos Armando Guedes Paschoal e Emyr Diniz Costa Júnior, todos da Odebrecht, Paulo Roberto Valente Gordilho, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, todos da OAS. Rogério Aurélio Pimentel, segurança do ex-presidente, Fernando Bittar, e o pecuarista José Carlos Costa Marques Bumlai completam a lista.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS, QUE DEFENDE LULA

A nova decisão proferida pelo juiz Sérgio Moro na data de hoje (1o.08/2017) para receber denúncia ofertada pelo Ministério Público Federal em 22/05/2017 contra o ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva é mais um atentado ao Estado de Direito praticado por esse agente público, pois:

Publicidade

1 - a decisão foi proferida por juiz manifestamente suspeito, que no último domingo (30/07) concedeu entrevista à imprensa e tratou especificamente do caso de Lula, situação que por si só deveria motivar o reconhecimento dessa suspeição de acordo com jurisprudência pacífica dos tribunais sobre o tema; o voluntarismo do juiz Sergio Moro é incompatível com a imparcialidade e a impessoalidade que o cargo exige;

2 - refere-se a contratos firmados pela Petrobras com empreiteiras para atrair artificialmente sua competência, inclusive aqueles contratos que o próprio juiz já reconheceu em sentença (Ação Penal no. 5046512-94.2016.4.04.7000) não terem gerado qualquer benefício em favor de Lula;

3 - mais uma vez trabalha com conceito de "propriedade de fato" embora o sítio referido na denúncia tenha proprietários conhecidos, que constam na matrícula do imóvel e que provaram a utilização de recursos próprios e lícitos para a compra do bem, e, ainda, que suportam despesas de sua manutenção;

4 - mais uma vez não indica qualquer ato de ofício que Lula teria praticado na condição de Presidente da República para justificar as contrapartidas afirmadas na denúncia; Moro novamente aceita uma denúncia esdrúxula contra Lula apenas em razão do cargo de Presidente da República por ele ocupado;

5 - o "lawfare" praticado pelo juiz Moro e pelos procuradores da Lava Jato contra Lula e a ineficácia do sistema recursal interno para paralisar as grosseiras violações a garantias fundamentais do ex-Presidente é alvo de preocupação da comunidade jurídica nacional e internacional, além de embasar um comunicado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU que já superou uma primeira etapa de admissibilidade.

Publicidade

Cristiano Zanin Martins

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.