Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Como operava o sistema 'cabeças de chave', segundo a Leniência da Carioca

Conheça detalhes do documento firmado pelo órgão antitruste do governo federal e pelo Ministério Público Federal com três executivos da empreiteira que revelam combinações do setor no âmbito de obras públicas milionárias, inclusive na Petrobrás

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

 Foto: Reprodução

O Acordo de Leniência 10/2016, firmado pela empreiteira Carioca Engenharia com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - órgão antitruste do governo federal - e com a Procuradoria da República indica como eram tramadas as combinações entre gigantes da construção civil à margem da lei para assegurar a primazia de obras públicas milionárias, especialmente na Petrobrás. E revela como operava o sistema 'cabeças de chave', para formação de consórcios.

Documento

PARTE 2

Documento

PARTE 3

Documento

PARTE 4

Publicidade

PUBLICIDADE

Documento

PARTE 5

A Carioca é a empreiteira que implodiu dois quadros importantes do PMDB, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, e Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, ambos atualmente na prisão da Operação Lava Jato. Com suas revelações, dirigentes da empreiteira aceleraram as investigações sobre propinas pagas aos dois políticos e o cerco do Ministério Público Federal se fechou. O documento traz a assinatura de três executivos da Carioca - Luiz Fernando Santos Reis (diretor comercial), Ricardo Pernambuco Júnior (acionista) e Roberto José Teixeira Gonçalves, o 'Moscou' (ex-diretor-geral até maio de 2015). Entre os empreendimentos citados na Leniência, por exemplo, os signatários informam que, em meados de 2016, a Petrobrás, por meio de seu Plano de Investimentos, pretendia lançar, entre 2006 e 2007, licitações para contratação de serviços de engenharia e construção civil predial para Edificações de Grande Porte com Características Especiais. A meta era licitar três obras - sede da Petrobrás em Vitória, Novo Cenpes (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) e Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD). Neste caso, os executivos apontam o conluio de empreiteiras que se dividiram em 'cabeças de chave', que liderariam o processo e abrigariam em consórcio outras companhias. Os 'cabeças de chave' eram definidos de acordo com 'as respectivas conveniências, atestações e capacidade'. Empresas 'não alinhadas' ao ajuste também foram 'convidadas' pela Petrobrás para participar do processo de concorrência.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.