Como o novo employee experience pode maximizar os resultados na sua empresa?

Como o novo employee experience pode maximizar os resultados na sua empresa?

Felipe Hotz*

26 de julho de 2021 | 03h30

Felipe Hotz. FOTO: DIVULGAÇÃO

Com um mercado cada vez mais dinâmico, as empresas buscam criar formas para gerar competitividade em suas atividades. Contudo, antes de qualquer iniciativa voltada ao público externo, é necessário fazer com que os processos internos sempre estejam alinhados, contemplando fluxos de comunicação que alcancem todos os colaboradores e contribuam para que eles possam desempenhar seu papel essencial, para consolidar a organização no mercado.

Devido ao desenvolvimento da tecnologia voltado à área da informação, os processos que contribuem para o crescimento e autoridade da empresa no mercado estão mais eficientes. Atualmente, existem infindáveis maneiras de realizar um plano de comunicação interna eficiente, alinhado ao setor de RH. Uma delas é utilizar ferramentas próprias para um determinado nicho, bem como soluções gerais para organização de processos e automatização de tarefas.

Processos tradicionais, como murais e TVs corporativas, ainda têm seu espaço dentro das empresas, contudo já existem outras alternativas que podem ser somadas na estratégia para trazer mais resultados e, principalmente, mais informação para a área de comunicação interna. Além disso, a interação cada dia mais se faz necessária nas rotinas de comunicação, garantindo que a mensagem se torne um diálogo. Esse é o employee experience, reter e conquistar cada vez mais funcionários pela facilidade dos processos e clareza das missões e valores da companhia.

Se você não sabe como começar, abaixo estão algumas soluções com grande potencial para otimizar os fluxos de comunicação interna e gerar mais resultados:

1. E-mail com mensuração de dados
Utilizar o e-mail como canal de comunicação interna não é uma novidade, mas nem sempre ele tem 100% do seu potencial aproveitado. Isso acontece quando os disparos são realizados diretamente do provedor (outlook, gmail) sem o apoio de uma ferramenta própria. As vantagens de ter o auxílio de alguma ferramenta de e-mail são diversas, entre elas: interface preparada para realizar envios para várias pessoas ao mesmo tempo; facilidade para segmentar os destinatários; relatórios de desempenho com dados de abertura de e-mail (cliques). Ferramentas de marketing digital também podem ser utilizadas com esta finalidade e essa estratégia servirá como um ponto inicial para criar métricas de apoio.

2. Aplicativos
Sendo uma das tendências de mercado, a comunicação via app fará com que seu time esteja mais próximo. Uma das vantagens dos aplicativos são as notificações, que alertam o colaborador sobre novos conteúdos, avisos e situações que precisam da interação, como pesquisas ou inscrição para algum evento. Os smartphones já fazem parte da rotina das pessoas. Utilizar este canal a favor da comunicação interna, garante que a mensagem seja entregue na hora certa, independente de onde o seu colaborador estiver.

3. Portal
Investir em uma intranet corporativa é uma excelente opção para dar vazão a conteúdos da empresa, uma vez que é possível publicar textos e avisos de forma simples, visualmente agradável e rápida. É interessante abrir espaço para comentários, compartilhamentos e debates. Isso irá agregar cada vez mais informações para a inteligência da comunicação. Outra grande utilidade da Intranet, é o acompanhamento do volume de dados para balizar o sucesso e oportunidades de melhoria em campanhas e comunicados.

Benefícios do uso da tecnologia na comunicação interna da empresa:

1. Redução de custos
Ferramentas tecnológicas, a certo ponto, podem parecer caras, porém em longo prazo promovem economia pela sua eficiência e sustentabilidade.

2. Informações sem “ruídos”
Se os departamentos internos não conversam entre si ou os fluxos de comunicação são repassados de maneira ambígua, a empresa não conseguirá cumprir os seus objetivos e poderá não garantir a sua autoridade no mercado. Entretanto, quando a tecnologia canaliza as informações e as distribui de forma otimizada e previamente planejada, os erros serão mínimos. Quando existe uma integração eficiente e de resposta rápida, é possível reparar falhas e otimizar processos, contribuindo cada vez mais para uma empresa consolidada.

3. Participação
A comunicação interna precisa ser estendida a todos, desde o CEO ao colaborador. Com o uso da tecnologia e softwares mais interativos, o comunicador tem acesso rápido a feedback e consegue implementar melhorias nos fluxos e na disseminação de informações.

*Felipe Hotz, CEO da Comunica.in

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