PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Commodities -- entenda como investir neste tipo de mercado

Por Gustavo Vaz
Atualização:
Gustavo Vaz. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Commodities é o nome dado aos ativos negociados no mercado brasileiro e mundial referentes a algumas matérias-primas. Produtos fabricados ou extraídos em larga escala, com baixo valor adicionado, e que normalmente são utilizados como insumos para o desenvolvimento de algum outro material com um valor substancialmente mais valioso.

PUBLICIDADE

Apesar de mais conhecidas no setor agrícola, as commodities também são encontradas no setor de mineração, na área ambiental - contribuem na geração de energia - e até mesmo, no mercado financeiro como moeda de determinados países. Os exemplos mais comuns são o milho, café, ouro, minério de ferro, petróleo, dólar e energia.

Convivemos o tempo todo com as commodities em nossas vidas, e muitos empresários necessitam destes modelos de matérias-primas para a continuidade de seus negócios. Desde uma granja que utiliza a soja e o milho para a criação de suas galinhas até uma multinacional distribuidora de carne bovina. No entanto, poucas pessoas sabem que é possível investir nestes tipos de produtos no mercado financeiro.

Da mesma maneira que uma pessoa pode ir até a Bolsa de Valores para comprar ações de uma empresa que gosta ou queira ser sócia, ela também pode recorrer ao mercado financeiro para investir em matérias-primas como o café, soja, milho, boi gordo e dentre outras. O mercado de ações é conhecido como "mercado à vista", pois nele as pessoas podem comprar diretamente o ativo procurado. Entretanto, também existe um outro mercado intitulado de "derivativos", onde o investidor pode comprar um bem que é derivado de outro, e é exatamente neste espaço que as commodities podem ser negociadas. Para facilitar o entendimento, posso dar um exemplo: quando uma pessoa compra um contrato de boi gordo, ela não está adquirindo diretamente o animal, mas sim um contrato que possui o valor derivado do preço deste animal.

Para ter acesso a este tipo de mercado, uma pessoa física ou jurídica necessita somente possuir um cadastro em alguma corretora de valores mobiliários, que dê acesso à bolsa de valores. O processo é semelhante ao de abrir uma conta em um banco, o interessado precisa cadastrar os seus dados pessoais que, posteriormente, serão analisados pela instituição financeira e ficaram sob a vigilância dos órgãos competentes, como por exemplo, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Publicidade

Uma vez entendida a forma de se ter acesso a este tipo de investimento, é necessário compreender porque algum investidor buscaria por este modelo de ativo. A resposta deste questionamento pode ser baseada em duas possibilidades, especulação ou proteção. A especulação se configura quando um investidor por alguma razão, acredita que o valor da commodity irá subir ou cair em um determinado período, e desta maneira, pretende extrair do mercado algum ganho de curto prazo. Exemplo: caso um especulador acredite que o preço do milho irá subir até o final do mês e se essa commodity realmente se valorizar neste período, ele pode comprar um contrato de milho agora e depois vendê-lo à um preço mais alto do que tinha comprado anteriormente.

A proteção é caracterizada quando um investidor já utiliza de alguma commodity em seu dia a dia e precisa travar o preço de seu bem devido a alguma razão, como por exemplo, o aumento de previsibilidade do custo de produção de sua empresa. Para uma granja, saber o quanto será pago pelo fornecimento de milho, é bastante difícil, pois o valor dependerá do preço futuro da commodity - o período cíclico da safra possui grande influência sobre a definição deste custo. Então, para este tipo de empresa é interessante que o contrato de milho seja comprado no mercado financeiro. Desta forma, o empresário saberá exatamente o quanto terá de custo com o fornecimento de milho. Isso acontece pelo simples fato de que por mais que o preço do milho suba e o empresário tenha que pagar por uma safra mais cara no recebimento, ele ganhará na mesma proporção se optar pela compra do contrato de milho no mercado financeiro.

Especulando ou protegendo, é importante ressaltar que o mercado de derivativos é composto por muitas variações e detalhes técnicos, ou seja, é recomendável que as pessoas interessadas neste tipo de ativo sempre procurem pelo auxílio de um especialista da área, pois somente ele saberá conduzir a tomada de decisões sensatas e assertivas. Uma vez bem acompanhado, todo investidor tem no mercado de commodities uma ótima opção de investimento e diversificação.

*Gustavo Vaz, assessor e operador de renda variável na Atrio Investimentos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.