PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Comissão na Câmara vai votar convocação de Rodrigo Janot

Deputados querem ouvir ex-procurador-geral sobre declarações de que fez planos para matar Gilmar Mendes

Por Camila Turtelli/BRASÍLIA
Atualização:

Rodrigo Janot deixou o comando do Ministério Público Federal em 17 de setembro. Foto: Adriano Machado/ REUTERS

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), colocou como primeiro item da pauta de hoje um requerimento para que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot seja ouvido pelo Colegiado. Janot afirmou na semana passada que, em 2017, planejou assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e depois cometer suicídio. O episódio foi revelado pelo Estado.

PUBLICIDADE

"O objetivo é ter para maiores esclarecimentos sobre essa questão com o ministro Gilmar Mendes", disse Francischini. "São temas atinentes à Justiça e são muitos os parlamentares que gostariam de fazer perguntas sobre a conduta que ele (Janot) teve e algumas operações também", afirmou.

A sessão da CCJ está agendada para as 9h e Francischini acredita que terá maioria para aprovar o convite. O requerimento, de autoria do deputado Delegado Pablo (PSL-AM).

Janot foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal na última sexta-feira, por ordem do ministro do STF Alexandre Moraes no âmbito do "superinquérito" aberto pelo Supremo para investigar a divulgação de notícias consideradas falsas contra os integrantes da Corte. Os policiais apreenderam uma pistola e o ex-PGR foi proibido de entrar no STF.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.