PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Cometeram a maior injustiça da minha vida', diz prefeito de Florianópolis

Gean Loureiro foi liberado da sede da Polícia Federal na noite desta terça, 19, após ficar detido por quase 12 horas no âmbito da Operação 'Chabu'; ele segue afastado das funções por 30 dias e fez uma transmissão no Facebook para 'prestar esclarecimentos'

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Foto: Eduardo G. de Oliveira / Agência AL

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, diz que sua prisão nesta terça, 19, no âmbito da Operação 'Chabu', foi uma 'injustiça com ele, sua família, amigos e a população de Florianópolis'. Loureiro fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, após deixar a sede da Polícia Federal da capital catarinense.

PUBLICIDADE

Segundo a defesa, Loureiro foi liberado após prestar depoimento, mas segue afastado das suas funções por 30 dias, conforme determinado pelo desembargador Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região.

O prefeito também continua com o passaporte retido e não pode se comunicar com outros investigados. As medidas restritivas começaram a valer a partir das 20h30 desta terça, 19.

No vídeo, Gean Loureiro diz que foi conduzido para a Polícia Federal no âmbito da Operação 'Chabu', mas 'não tinha conhecimento do que estava acontecendo'.

Deflagrada na manhã desta terça, 19, a operação tinha o objetivo de desarticular uma organização que violava sigilo de operações policiais em Santa Catarina, vazando informações e contrabandeando equipamentos de contra inteligência. O grupo contava com uma rede de políticos, empresários e agentes da PF e da Polícia Rodoviária Federal.

Publicidade

O prefeito afirma que forneceu os documentos solicitados, disponibilizou seu celular e senha às autoridades, e além disso respondeu a 70 perguntas durante seu depoimento.

Loureiro disse que 'tinha certeza de que quando prestasse as informações' à polícia a prisão não 'iria acontecer'.

Afirma que o delegado concluiu que ele não tinha nenhuma relação com processo, confrontando as informações com outros depoimentos. "Ele viu que não tinha motivo para eu ser preso e evitou mais uma injustiça, se eu tivesse sido preso", disse o prefeito.

Loureiro chega a indicar as situações questionadas durante seu depoimento, entre elas sobre uma 'sala secreta dentro da prefeitura'. Ele diz que não tem relação com as pessoas que mencionaram o ambiente e que a Polícia Federal teria constatado que o lugar não existe.

Segundo o prefeito, também foi indicado que ele teria participado do vazamento de informações de uma operação realizada em Santa Catarina.

Publicidade

Loureiro afirmou que não tinha conhecimento da informação e não conhecia as pessoas envolvidas em tal investigação.

Agradeceu o 'apoio' de pessoas que lhe enviaram mensagens e afirmou que, como 'homem público', sentia obrigação de prestar esclarecimentos.

Ao fim do vídeo, o prefeito diz que 'foi um dia triste para Florianópolis'.

"Vamos demonstrar a cada dia, com muito trabalho, que tudo isso não passou de uma grande injustiça. Felizmente Deus está do lado das pessoas de bem. Obrigado pela confiança. Vamos continuar firmes trabalhando por Florianópolis", afirmou Loureiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.