Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Comandante do Colégio Militar de Santa Maria não pode alterar estatuto da Associação de Pais e Mestres

Decisão unânime foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre, em processo iniciado em fevereiro de 2018

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) manteve sentença que garantiu autonomia à Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), no Rio Grande do Sul, e determinou ao comandante da instituição que deixe de propor alteração no estatuto da entidade. A decisão unânime da 3.ª Turma foi dada em sessão de julgamento realizada no dia 18 de junho e divulgada nesta segunda, 8.

PUBLICIDADE

O processo teve início em fevereiro de 2018, quando o comandante do Colégio Militar de Santa Maria propôs discutir em Assembléia Geral a revisão do estatuto da APM.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação do TRF-4 - 50013352420184047102/TRF

O presidente da associação impetrou mandado de segurança na 1.ª Vara Federal de Santo Ângelo (RS) requerendo que fosse assegurado o direito de tomar decisões a respeito dos interesses dos pais e alunos sem que precisassem submeter-se hierarquicamente ao comandante.

O autor alegou nos autos que caso as alterações no estatuto fossem aprovadas, 'o réu teria o poder de tomar decisões arbitrariamente em situações conflitantes entre a APM e o CMSM, e que os interesses da associação teriam que passar por avaliação do diretor do colégio'.

Publicidade

A Justiça Federal julgou a ação procedente. O processo foi encaminhado ao tribunal para reexame. Em seu voto, o relator, desembargador federal Rogerio Favreto, confirmou integralmente a sentença, afirmando existir 'ameaça de lesão ao direito de entidade privada e ingerência de ente do poder público'.

"O Comandante do CMSM ratificou a proposta de alteração do estatuto tendo divulgado publicamente no site do colégio, ainda que tenha referido que esta precisaria ser levada à discussão na Assembléia Geral, para então ser votada e eventualmente aprovada. Alteração esta que caracterizaria um claro risco de interferência do Poder Estatal, por intermédio de uma instituição pública de ensino atrelada ao Exército Brasileiro, sobre a garantia fundamental da liberdade de associação", escreveu Favreto, reproduzindo trecho da sentença.

O magistrado ainda destacou o trabalho assistencial e sem fins lucrativos desempenhado pela APM e a necessidade de manter a independência da associação em prol da formação dos alunos.

"Independentemente dos motivos trazidos pelo Colégio Militar de Santa Maria, a atuação em forma de ingerência e quase subordinação deve ser evitada, pois do contrário se terá uma centralização de administração em duas instituições diversas", concluiu.

COM A PALAVRA, O COMANDO DO COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA

Publicidade

A reportagem buscou contato com o Comando do Colégio Militar de Santa Maria. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.