Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Colegas de Moro defendem independência de Teori

Em nota oficial, entidade dos magistrados federais condena 'ataques e críticas' a ministro do Supremo que tirou do juiz da Lava Jato a investigação sobre Lula

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho
Atualização:

Teori Zavascki. Foto: ANDRE DUSEK/ESTADÃO

Os colegas do juiz federal Sérgio Moro saíram em defesa nesta quinta-feira, 24, do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota pública, a Associação dos Juízes Federais destaca que 'da mesma forma que defende a independência de Moro também se posiciona pela defesa da independência do ministro Teori Zavascki'.

PUBLICIDADE

A entidade repudiou as 'ameaças e intimidações' que o ministro vem sofrendo desde que ele tirou das mãos do juiz da Lava Jato a investigação sobre o ex-presidente Lula.

"Uma Justiça sem temor é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito", assinala a nota, subscrita pelo juiz federal Antônio César Bochenek, presidente da Associação dos Juízes Federais.

[veja_tambem]

Na terça-feira, Teori determinou a Sérgio Moro que remetesse a ele os autos da investigação que cita Lula - alvo da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato. Essa investigação mira o sítio Santa Bárbara, localizado no município de Atibaia (SP), que seria do ex-presidente, o que é negado veementemente por sua defesa. Também estão sob investigação o Instituto Lula e a LILS Palestras e Eventos, de Lula.

Publicidade

A decisão de Teori foi tomada na Reclamação 23.457 e provocou imediata reação nas redes sociais e de grupos que se opõem à medida.

Desde o início da Lava Jato, a entidade dos magistrados federais vem se empenhando na defesa da independência do juiz Moro, sempre que ele é hostilizado por investigados, políticos e defensores. Agora, a Associação sai em defesa da independência de Teori.

"A propósito dos ataques e críticas feitas ao ministro do Teori Zavascki em razão da decisão proferida na Medida Cautelar da Reclamação número 23.457, a Ajufe reafirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente", diz a nota pública dos juízes federais. "Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente motivados no ordenamento jurídico."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.