Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

CNJ divulga supersalários, mas sem monitoramento eletrônico

Uma comissão deverá analisar com lupa os vencimentos para identificar eventuais irregularidades nos contracheques da toga

PUBLICIDADE

Por Rafael Moraes Moura Amanda Pupo/ BRASÍLIA
Atualização:

Cármen Lúcia. Foto: TV Cultura/Divulgação

BRASÍLIA - Cerca de quatro meses depois de a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, determinar que os tribunais brasileiros enviassem em dez dias os dados sobre pagamentos a magistrados, 72 de 90 tribunais já haviam encaminhado seus dados de maneira organizada e padronizada ao conselho até as 17h26 desta segunda-feira (11). Uma comissão deverá analisar com lupa os supersalários para identificar eventuais irregularidades.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Estado no mês passado, Cármen prometeu que eventuais abusos serão apurados pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão que atua na elaboração de estratégias para tornar a prestação jurisdicional mais eficiente. Segundo a reportagem apurou, a corregedoria ainda não foi notificada pela ministra para apurar os vencimentos disponibilizados no site do CNJ.

Apesar do esforço de Cármen para tornar os vencimentos mais transparentes e vencer a resistência da magistratura, o CNJ ainda não aprovou uma resolução que prevê um sistema de monitoramento, a ser gerido pelo próprio conselho, com o objetivo de acompanhar e analisar as informações sobre os vencimentos de juízes, desembargadores e ministros de todo o País.

A ideia - desenhada por uma equipe da Corregedoria - é possibilitar a comparação das remunerações e identificar eventuais distorções. Pelo sistema de gerenciamento, o próprio software poderia alertar o CNJ no caso de distorções encontradas nos pagamentos efetuados. O sistema é inspirado em modelo implantado pelo Banco do Brasil para monitorar a sua folha de pagamentos.

Um integrante do CNJ ouvido pelo Estado destacou que a atual equipe da Corregedoria, formada por 15 servidores, não é capaz sozinha de analisar manualmente milhares de páginas de vencimentos. No início deste mês, o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, determinou que o pagamento de qualquer verba remuneratória ou indenizatória não prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) só poderá ser realizado após autorização prévia do CNJ.

Publicidade

Procurada pela reportagem, a assessoria do CNJ informou que "não há previsão para julgamento de propostas apresentadas pela Corregedoria para monitoramento".

O CNJ deve ainda ratificar uma complicação de cerca de 250 resoluções, que tratam de uma série de temas, como auxílio-moradia, diárias e auxílio funeral. No âmbito do Supremo, o ministro Luís Roberto Barroso já liberou para julgamento uma ação sobre o pagamento de auxílio-moradia, mas Cármen ainda não pautou o caso para o plenário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.