Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cinco partidos vão à Justiça contra decreto de Ibaneis que prevê reabertura total de comércio

Rede Sustentabilidade, o PDT, o PSOL, o PSB e a Unidade Popular afirmam que o governador do Distrito Federal 'sabe que ainda não chegou o pico de contágio da covid-19', mas decidiu reabrir bares, restaurantes escolas e academias neste mês

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

Cinco partidos apresentaram ação contra o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) para suspender decreto que prevê a reabertura total do comércio na região até o final deste mês. Segundo as legendas, o emedebista assinou ato 'sem qualquer fundamento' e que contradiz decreto que prevê estado de calamidade pública no final de junho.

PUBLICIDADE

"Apesar de afirmar que decretação do estado de calamidade visa cumprir requisito formal para recebimento de recurso do Governo Federal, a verdade é que o Governador Ibaneis Rocha sabe que o DF ainda não chegou ao pico de contágio da covid-19", afirmaram os partidos.

São autores da ação: a Rede Sustentabilidade, o PDT, o PSOL, o PSB e o UP, sigla de Unidade Popular - partido registrado em dezembro do ano passado.

As legendas afirmam ainda que o governador baixou o decreto de reabertura sem informar à população se há equipamentos, leitos, insumos e recursos humanos suficientes para atendimento de pacientes com covid-19. A divulgação das informações foi exigida pela juíza Raquel Soares Chiarelli, da 21ª Vara do Distrito Federal, na semana passada em outra ação judicial contra o governador.

Publicidade

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Foto: Dida Sampaio / Estadão

O governo distrital autorizou a abertura nesta semana de salões de beleza, esmalterias, barbearias, centros estéticos e academias de esporte. As escolas, universidades e faculdades da rede privada podem retomar as atividades presenciais em 27 de julho e as da rede pública, em 3 de agosto. Bares e restaurantes poderão receber a clientela a partir do dia 15 deste mês. Todos os estabelecimentos deverão seguir protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus.

Em entrevista ao Estadão, Ibaneis afirmou que "restrições" já não servem para nada, pois se esgotou o "limite" da população. "(O coronavírus) Vai ser tratado como gripe, como isso deveria ter sido tratado desde o início", disse.

COM A PALAVRA, O GOVERNADOR IBANEIS ROCHAA reportagem entrou em contato, por e-mail, com o governo do Distrito Federal e aguarda resposta. O espaço está aberto a manifestações (paulo.netto@estadao.com)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.