PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Chico Buarque processa Eduardo Leite por uso indevido de imagem em vídeo publicado nas redes sociais

Governador do Rio Grande do Sul citou o artista ao pregar 'retorno do Brasil ao centro' em gravação divulgada na véspera do feriado de 7 de Setembro

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:

Chico Buarque foi citado em vídeo divulgado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Foto: Reprodução/Redes sociais

O cantor e compositor Chico Buarque entrou com ação contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pelo uso indevido de seu nome e imagem em um vídeo divulgado pelo político nas redes sociais na ocasião do 7 de Setembro. O artista pede a retirada do material da internet e uma indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil.

PUBLICIDADE

Documento

Leia toda a ação

No vídeo em questão, divulgado às vésperas do feriado, quando estavam previstas manifestações contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, o tucano fala que o Brasil 'precisa voltar para o centro', para além da polarização política.

"Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros", diz o governador no vídeo (assista abaixo).

A ação, assinada pelo advogado João Tancredo, diz que a imagem e o nome do cantor foram usados em um 'anúncio publicitário e eleitoreiro'.

Publicidade

"Registre-se que Chico Buarque, em sua longa trajetória profissional, jamais realizou ou participou de qualquer evento publicitário", diz um trecho do processo.

Eduardo Leite tenta se viabilizar como candidato presidencial pelo PSDB para as eleições de 2022. Caso consiga reunir o apoio necessário entre os correligionários, deve enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Chico Buarque é apoiador declarado.

COM A PALAVRA, O GOVERNADOR EDUARDO LEITE

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.