Cerveró diz que senador do PMDB indicava empresas de TI para subsidiária da Petrobrás

Cerveró diz que senador do PMDB indicava empresas de TI para subsidiária da Petrobrás

Segundo ex-diretor da Petrobrás, Valdir Raupp (RO) manteve um esquema na BR Distribuidora entre 2008 e 2014

Isadora Peron, Gustavo Aguiar, Fausto Macedo, Mateus Coutinho e Julia Affonso

02 de junho de 2016 | 19h45

Valdir Raupp foi citado na Lava Jato. Foto: André Dusek/Estadão

Valdir Raupp foi citado na Lava Jato. Foto: André Dusek/Estadão

 

O ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, disse em sua delação premiada, que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) indicava as empresas de tecnologia da informação contratadas pela BR Distribuidora, subsidiária da estatal.

Segundo Cerveró, o senador recorreu ao então ministro de Minas e Energia Edison Lobão para evitar a demissão do seu afilhado Nelson Cardoso.

Em seu depoimento o ex-diretor disse “que sabe que Nelson recebia propina dos contratos de TI” e acertava com uma pessoas chamada “Itamar” a parte que caberia a Raupp. O esquema teria durado entre 2008 e 2014.

Segundo Cerveró, em 2012, o então presidente BR Distribuidora José Lima de Andrade Neto teria demonstrado interesse em substituir Cardoso, mas foi “forçado a mantê-lo por determinação” de Lobão, que estava sendo pressionado por Raupp.

Ao Estado, Raupp afirmou nunca ter feito nenhuma indicação para essa área e disse que as declarações de Cerveró sobre ele são frágeis. A reportagem não conseguiu contato com Cardoso.

A delação premiada do ex-diretor foi tornada pública nesta quarta-feira, 2, após decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

O acordo foi fechado em novembro do ano passado, depois de o ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) ter sido flagrado tentando comprar o silêncio de Cerveró, com a ajuda do banqueiro André Esteves.

O ex-diretor da área internacional da Petrobrás foi condenado a cinco anos de prisão e está preso desde janeiro de 2015. (Isadora Peron, Gustavo Aguiar, Fausto Macedo, Mateus Coutinho e Julia Affonso)

Tudo o que sabemos sobre:

Nestor CerveróValdir Raupp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: