Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Celso de Mello adverte para 'profana aliança' de políticos e empreiteiros

Leia a íntegra do voto do decano do Supremo pelo recebimento da denúncia que coloca senador Valdir Raupp (PMDB/RO) no banco dos réus por corrupção e lavagem de dinheiro do esquema Petrobrás

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

Valdir Raupp; Foto: Divulgação

Ao votar pelo recebimento da denúncia que coloca o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) no banco dos réus da Operação Lava Jato, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, alertou para o que chamou de 'profana aliança entre determinados setores do Poder Público, de um lado, e agentes empresariais, de outro'.

PUBLICIDADE

Raupp virou réu da Lava Jato na sessão da última terça-feira, 7, da Segunda Turma do STF. Segundo a Procuradoria da República ele teria recebido R$ 500 mil da empreiteira Queiroz Galvão para sua campanha ao Senado em 2010. O dinheiro, supõem os investigadores, saiu do esquema de propinas que vigorou na Petrobrás entre 2004 e 2014. Para a Procuradoria-Geral da República, Raupp recebeu propina disfarçada de doação eleitoral.

Em seu voto, Celso de Mello alertou que a Lava Jato revela a ação de 'um imoral sodalício com o objetivo perverso e ilícito de cometer uma pluralidade de delitos gravemente vulneradores do ordenamento jurídico instituído pelo Estado brasileiro'.

Na avaliação do decano da Corte, as descobertas da Lava Jato 'compõem um vasto e ousado painel revelador do assalto e da tentativa de captura do Estado e de suas instituições por uma organização criminosa, identificável, em ambos os contextos, por elementos que são comuns tanto ao 'Petrolão' quanto ao 'Mensalão'.'

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.