Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cármen Lúcia marca julgamento de habeas de Lula para amanhã

Ministra do Supremo põe em pauta pedido da defesa para que petista não seja preso antes do trânsito final da sentença no caso triplex

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast), Teo Cury e Breno Pires
Atualização:

Lula. Foto: Leonardo Benassatto/Reuters

Após polêmica dos últimos dias, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pautou para esta quinta-feira, 22, o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar que ele seja preso. Ela comunicou a decisão logo no início da sessão desta quarta-feira. Justificou que na próxima semana, por causa do feriado da Páscoa, não seria possível.

+ Vou brigar até o fim para ser candidato, diz Lula+ 'Rompeu-se o impasse, espero julgamento justo', diz Sepúlveda

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região marcou para a próxima segunda-feira o julgamento do recurso do ex-presidente, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão.

Se decisão do Tribunal da Lava Jato for unânime, Lula pode ser preso imediatamente

Em seguida, o ministro Marco Aurélio Mello disse que não apresentaria uma questão de ordem sobre o assunto, já que a pauta estava definida, mas afirmou que é preciso "resolver o impasse" da questão na Supremo. Ele se referia à decisão que possibilita o cumprimento de pena após condenação em segunda instância.

Publicidade

+ Entidades criticam julgamento só de pedido de Lula e cobram 'definição geral'

Em passagem pelo Rio Grande do Sul, Lula disse nesta quarta-feira, 21, que não está com medo de ser preso.

"Não tenho [medo de ser preso]", disse Lula, em entrevista à rádio Imembuí, de Santa Maria (RS), durante a manhã. "Acho que as pessoas que me condenaram estão mais intranquilas do que eu, eu tenho a tranquilidade de um inocente e eles não têm essa tranquilidade e sabem que fizeram uma barbárie jurídica", afirmou. O petista voltou a dizer que, se for preso, será o "primeiro preso político do século XXI no Brasil".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.