PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cármen diz a senadores que a hora é de 'serenidade e de cumprimento da lei'

Ministra do Supremo recebeu grupo de políticos que pediram audiência para falar de ação apresentada à Corte contra o decreto de Temer sobre uso das Forças Armadas

Por Isadora Peron , Breno Pires , de Brasília e e Luiz Vassallo
Atualização:

Cármen Lúcia. Foto: Dida Sampaio/Estadão

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira, 25, que 'a hora é de serenidade, de calma e de cumprimento da lei'. A afirmação foi feita em audiência com um grupo de senadores, informou o site do Supremo.

PUBLICIDADE

Os parlamentares pediram audiência pela manhã para falar de ação apresentada ao STF contra o decreto do presidente Michel Temer, de quarta-feira, 24, que convocava as Forças Armadas para reprimir manifestações no Distrito Federal.

Participaram do encontro os senadores Randolfe Rodrigues (Rede/AP), Lindbergh Farias (PT/RJ), Gleisi Hoffmann (PT/PR), Lídice da Mata (PSB/BA), João Capiberibe (PSB/AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e ainda o deputado Alessandro Molon (Rede/RJ).

Durante a reunião, porém, os políticos souberam da revogação do decreto, e as conversas se voltaram para as questões atuais.

Entre os temas tratados, o grupo abordou 'a grave crise política'. A ministra lembrou, no entanto, que o Judiciário não é um espaço político. "Aqui é uma Casa em que aplicamos o direito".

Publicidade

Cármen afirmou que o STF está sempre aberto ao Legislativo e à sociedade. "Recebo os senhores quantas vezes precisarem", disse. "Este prédio é do povo, não é de nenhum de nós".

Ela ressaltou, porém, que é importante que todos ajam com prudência e racionalidade. "Ou o Brasil se salva com a Constituição, ou vamos ter mais problemas", assinalou. Para a ministra, os agentes públicos têm uma responsabilidade para com o cidadão, 'que está angustiado, sofrido, alarmado com tudo'.

"Se não se acreditar mais nas instituições, poderemos, aí sim, ter crises institucionais sérias", concluiu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.