PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Cármen chama audiência pública para debater liberdades de expressão artística

Ministra do Supremo, relatora da ADPF 614 contra Decreto da Presidência que transferiu Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil, marca reunião para o próximo dia 4; interessados devem requerer participação via endereço eletrônico até 25 de outubro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo, convoca audiência pública para o próximo dia 4 com objetivo de subsidiar a análise da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 614, que trata da liberdade de expressão artística, cultural, de comunicação e de informação e eventual limitação de seu exercício pelo Poder Público.

Documento

ADPF 614

A audiência terá início às 14 horas, na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF.

Os interessados devem requerer a participação pelo endereço eletrônico adpf614@stf.jus.br até 25/10, acompanhada de breve currículo do expositor e de sumário da apresentação.

Cármen Lúcia quer ouvir 'pessoas com experiência e autoridade' no setor audiovisual brasileiro, do Supremo. Foto: Nelson Jr/STF

A ação foi proposta pela Rede Sustentabilidade contra o Decreto 9.919/2019 da Presidência da República, que transferiu o Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil e alterou sua estrutura.

Publicidade

O partido alega que o ato presidencial 'configura censura à produção audiovisual brasileira'.

PUBLICIDADE

Para Cármen, 'em razão da relevância jurídica e social da matéria veiculada na ação, mostra-se conveniente a audiência de especialistas, de representantes do poder público e da sociedade civil'.

A ministra também quer ouvir os relatos de 'pessoas com experiência e autoridade no setor brasileiro responsável pela criação, produção e divulgação de todas as formas democráticas de expressão artística, cultural e de comunicação audiovisual'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.