Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Bumlai será transferido em avião da PF para Curitiba, base da Lava Jato

O nome da operação, Passe Livre, remete ao fato de que o pecuarista tinha livre acesso ao Palácio da Alvorada durante o governo do ex-presidente Lula

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Andreza Matais , Julia Affonso , Fausto Macedo e Ricardo Brandt
Atualização:

O pecuarista José Carlos Bumlai / Foto: Gabriela Bilo / Estadão

O empresário José Carlos Bumlai, preso na Operação Passe Livre, 21ª fase da Lava Jato, em Brasília, será levado para a Superintendência da Polícia Federal no Paraná. O amigo do ex-presidente Lula será transferido em avião da PF.

PUBLICIDADE

Bumlai embarca às 9h para Curitiba, base da Lava Jato. O empresário fez exame de corpo de delito em Brasília.

[veja_tambem]

O amigo de Lula foi citado por dois delatores da Lava Jato. O lobista Fernando Baiano, um dos delatores do esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014, declarou que repassou a Bumlai quase R$ 2 milhões destinados à mulher de um dos filhos de Lula.

Segundo outro delator, Eduardo Musa, ex-gerente da Petrobrás, Bumlai intermediou o pagamento de uma conta do PT de R$ 60 milhões, originada na campanha à reeleição de Lula, em 2006.

Publicidade

O nome da operação, Passe Livre, remete ao fato de que o pecuarista tinha livre acesso ao Palácio da Alvorada durante o governo do ex-presidente Lula.

Segundo a PF, 140 policiais federais e 23 auditores fiscais cumprem 25 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e 6 mandados de condução coercitiva - quando o investigado é levado para depor - nas cidades de São Paulo, Lins (SP), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Brasília.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.