PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Brasil anda na contramão e não proíbe despejo de inquilinos durante a pandemia

Por Karina Nunes Fritz
Atualização:
Karina Nunes Fritz. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Entrou em vigor, no último dia 12.06, a Lei 14.010/2020, que dispõe sobre o regime jurídico emergencial das relações jurídicas de direito privado. Dentre outras medidas, a lei proibia, no art. 9º, a concessão de liminar em ações de despejo em imóveis urbanos até 30.10, quando imagina-se ter terminado o isolamento social imposto para combate à pandemia de Covid-19. Com essa medida, o legislador pretendia seguir o exemplo de outros países, que editaram leis proibindo o despejo das pessoas durante o período crítico da pandemia. A razão dessa proibição é evidente: as medidas governamentais de combate ao coronavírus provocaram a perda ou redução de renda das pessoas, dificultando o cumprimento de suas obrigações e pondo em risco sua subsistência. Assim, considerando que o direito à moradia é direito fundamental (e também direito humano) que ao Estado cabe defender e que o inquilino é, em regra, a parte mais fraca da relação locatícia, o legislador interveio para evitar que famílias fossem despejadas durante a pandemia, transformando a crise sanitária em uma crise de moradia.

PUBLICIDADE

O art. 9º da Lei 14.010/2020 foi, contudo, vetado pelo Presidente da República ao argumento de que a medida contraria o interesse público por suspender um dos instrumentos de coerção ao pagamento dos alugueis e proteger excessivamente o devedor em detrimento do credor, além de estimular o inadimplemento e desconsiderar que muitos locadores dependem dessa renda para sobreviver. Um olhar retrospectivo mostra, porém, que o veto foi o desfecho previsível da crônica de uma morte anunciada, pois a disciplina da locação foi alvo de muitas controvérsias desde o início.

Vale recordar que o art. 9º do PL 1.174/2020, convertido na Lei 14.010/2020, proibia a concessão de liminar para desocupação de imóveis urbanos em ações de despejo e o art. 10º previa a suspensão do pagamento dos alugueis até 30.10, em caso de alteração econômico-financeira decorrente de demissão, redução de carga honorária ou diminuição de remuneração do locatário. Isso significa que o art. 9º nunca proibiu totalmente, ao contrário de outras leis emergenciais estrangeiras, o despejo por falta de pagamento em razão das dificuldades surgidas com a pandemia, mas tão só a concessão de liminar, o que o Judiciário já não vem fazendo em razão das dificuldades práticas de cumprir a medida durante o isolamento social.

Por sua vez, o art. 10 da primeira versão do PL 1.174/2020 apresentada no Senado, foi alvo de fortes críticas por parte de grupos proprietários. Dizia-se que ele desconsiderava a "realidade brasileira" de que muitos locadores dependem do aluguel para sobreviver. Contudo, ao invés de inserir norma prevendo que a suspensão do pagamento não ocorreria quando o locador demonstrasse depender do aluguel para sua sobrevivência, como fez o art. 10 do Decreto 320/2020, a lei argentina emergencial sobre locação, o Senado simplesmente retirou o dispositivo e o PL 1.179/2020 seguiu para a Câmara sem essa importante medida de cunho social, inspirada originalmente na lei alemã do coronavírus.

A concepção dos dispositivos não foi feliz e melhor teria andado o PL 1.179/2020 se tivesse sido mais fiel ao espírito da lei alemã, que atribuiu à suspensão do pagamento um caráter subsidiário, válido apenas se as partes não acordassem outra forma de parcelamento, privilegiando a autonomia privada e a solução consensual dos conflitos e, além disso, tivesse previsto como exceção a hipótese em que o locador demonstrasse o comprometimento de sua subsistência com a dilação do pagamento. Mas isso, infelizmente, não aconteceu. Vale lembrar que a Alemanha elaborou uma lei emergencial de cunho altamente social, visando precipuamente proteger o cidadão e as empresas contra os efeitos deletérios da pandemia, em atendimento ao mandamento do Estado Social. Por isso, até as empresas estão protegidas contra despejos e denúncias do contrato durante o período crítico de paralisação das atividades econômicas.

Publicidade

Vale ressaltar que lei alemã não instituiu um "liberou geral", um salvo conduto para todos os inquilinos deixar de pagar os alugueis, pois a suspensão só diz respeito aos alugueis dos meses de abril a junho de 2020 (período do lockdown) e está condicionada a que o locatário faça prova efetiva da dificuldade de pagamento (comprometimento da subsistência) e da causalidade, ou seja, que a dificuldade resultou das medidas de combate à pandemia. Isso impede, de plano, que inquilinos inadimplentes se aproveitem desse benefício, numa conduta oportunista e contrária ao mandamento da lealdade e consideração pelos interesses da contraparte, que rege todas as relações contratais, sem exceção.

Esse percurso conturbado do PL 1.174/2020 contribuiu para que a Lei 14.010/2020 entrasse em vigor amputada de seu dispositivo de maior cunho social. Como diria Otto von Gierke, famoso crítico da filosofia liberal-individualista do Código Civil alemão de 1900, faltou à nossa lei emergencial uma gota de óleo social. E isso é grave, porque, no frigir dos ovos, o Brasil é um dos poucos países do mundo cuja lei emergencial não concede às pessoas qualquer proteção contra o risco de despejo durante a pandemia. Essa medida mínima foi adotada até por países de tradição não-legislativa, como a Inglaterra, que resolveu elaborar lei emergencial para impedir o despejo durante a pandemia. Parece que realmente não estamos sabendo lidar com o coronavírus. Diante da falha do legislador, cabe ao Judiciário cumprir seu papel na análise do caso concreto.

*Karina Nunes Fritz, professora, advogada e parecerista. Doutora em Direito Privado pela Humboldt Universidade de Berlim. Mestre pela PUC-SP e pela Universidade de Erlangen-Nürnberg

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.