Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Braço direito de mentor do esquema Petrobrás negocia delação

João Cláudio Genu, ex-assessor do ex-deputado José Janene (PP), foi preso em 23 de maio, em Brasília, na Operação Repescagem, 29ª fase da Lava Jato

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Ricardo Brandt , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

João Cláudio Genu. Foto: Estadão

O ex-assessor do PP João Cláudio Genu - réu no mensalão - negocia sua delação premiada. Genu foi preso em 23 de maio, em Brasília, na Operação Repescagem, 29ª fase da Lava Jato.

PUBLICIDADE

Ele era o braço direito do ex-deputado José Janene (PP), mentor do incrível esquema de propinas instalado na Petrobrás a partir da Diretoria de Abastecimento, por ele controlada. Janene morreu em 2010. O ex-parlamentar foi decisivo na indicação do engenheiro Paulo Roberto Costa para ocupar aquela diretoria.

[veja_tambem]

Genu é o alvo principal da Polícia Federal na Lava Jato. O ex-assessor do PP foi preso em um hospital, quando estava acompanhando uma pessoa. Ele é suspeito de ser um dos beneficiários ligados ao Partido Progressista no esquema de distribuição de propinas da Petrobrás na Diretoria de Abastecimento.

De acordo com a representação da Polícia Federal e o parecer do Ministério Público Federal (MPF) que embasaram a decisão da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, os colaboradores Alberto Youssef, Carlos Rocha e Fernando Baiano apontaram Genu como um dos beneficiários da propina por intermédio do recebimento de valores em espécie, que eram repassados a Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal. Além disso, Genu seria o beneficiário de até 5% da propina que era paga em razão dos contratos firmados com a Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.