PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Barroso vê 'ataque criminoso' às comunicações de Moro e Deltan

Ministro do Supremo diz que 'não tem nenhuma dúvida' de que houve ação ilícita de hackers que invadiram Telegram do ex-juiz da Lava Jato e do procurador da força-tarefa do Ministério Público Federal

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo e Luiz Vassallo
Atualização:

O ministro Luís Roberto Barroso. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, disse nesta sexta, 28, que 'não tem nenhuma dúvida' de que houve um 'ataque criminoso' às comunicações do ex-juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, e ao coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná.

PUBLICIDADE

Barroso falou sobre o caso nesta sexta, 28, após palestra magna 'Um olhar sobre o mundo e sobre o Brasil' na ABF Franchising Week - maior fórum do franchising na América Latina -, que promoveu o Simpósito Jurídico e de Gestão Empresarial, em São Paulo.

"Certamente ocorreu ataque criminoso", disse o ministro. "Certamente, não tem nenhuma dúvida."

Desde 9 de junho estão sendo divulgados pelo site The Intercept diálogos atribuídos a Moro, a Deltan e seus colegas da força-tarefa da Lava Jato. O site disse que recebeu o material de 'fonte anônima'.

As mensagens indicam suposto 'ajuste' entre magistrado e Procuradoria no âmbito da execução de fases da Lava Jato.

Publicidade

O teor das supostas conversas entre Moro e Deltan abriu caminho para a defesa do ex-presidente Lula ir ao Supremo com pedido de suspeição do ex-juiz. Nesta semana, a Corte, por 3 votos a 2, manteve o petista na prisão da Lava Jato - Lula cumpre pena na ação do triplex do Guarujá desde abril de 2018.

Nesta quinta, 27, o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, decretou o arquivamento de representação disciplinar contra Deltan.

O corregedor destruiu a tese de 'conluio' entre magistrado e procurador e anotou que não há nada de ilícito nas conversas. Ressaltou que os diálogos são 'prova estéril'.

Nesta sexta, 28, indagado se o conteúdo dos diálogos atribuídos a Moro e a Deltan não deve ser levado em conta, o ministro Barroso disse. "Estou no momento prévio do ataque criminoso. Eu sou juiz, juiz fala ao final da apuração, não no início."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.