Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Barroso diz que o tempo para apreciar caso Lula foi pouco

Equipe do gabinete do ministro trabalhou madrugada adentro, deixando as dependências do TSE às 7h da manhã desta sexta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Rafael Moraes Moura , Amanda Pupo (Broadcast), Renan Truffi e Teo Cury
Atualização:

Presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encerrou há pouco a leitura do relatório do processo do registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, nas eleições 2018. Em sua fala, o ministro reconheceu que os colegas tiveram pouco tempo para analisar o caso e frisou que não deu tratamento diferenciado ao petista.

PUBLICIDADE

O relatório é uma espécie de resumo dos principais pontos do processo, sem juízos de valor.

"Gostaria de deixar claro que desde o início do processo eleitoral eu estabeleci como critério pessoal - e penso que os demais ministros, de uma maneira geral, também o fizeram - a definição dos registros de candidatura até a data de hoje, até o momento anterior ao início do horário eleitoral gratuito", ressaltou Barroso.

A equipe do gabinete do ministro trabalhou madrugada adentro, deixando as dependências do TSE apenas às 7h da manhã desta sexta-feira. "A noite foi longa para mim e a minha equipe para cumprir os prazos", disse o ministro.

"Estou sendo o mais analítico possível nas teses da defesa, até mesmo pelo pouco tempo que os colegas tiveram para apreciar essa matéria", observou.

Publicidade

ETAPAS. Após a leitura do relatório, deverão ser feitas as sustentações orais, de 10 minutos de cada, do Partido Novo, do representante de Jair Bolsonaro (PSL) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) - os três contestaram a candidatura de Lula.

Depois, os advogados de Lula terão direito a 30 minutos para apresentar a sua defesa.

Só depois de todas essas etapas, Luís Roberto Barroso iniciará a leitura do voto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.