PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Azeredo solto

Ex-governador mineiro, condenado a vinte anos e um mês de prisão pelo 'mensalão tucano', deixou o batalhão do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte às 18h50 desta sexta, 8

Por Paulo Roberto Netto/SÃO PAULO e Leonardo Augusto/BELO HORIZONTE
Atualização:

O ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, deixou a prisão às 18h50 nesta sexta-feira, 8, após ser beneficiado pela mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou o fim da execução de pena após condenação em segunda instância.

O ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo. Foto: Dida Sampaio / Estadão

PUBLICIDADE

Mais cedo, a defesa pediu a soltura imediata do ex-tucano e a decisão foi atendida nesta tarde pela Vara de Execuções Penais do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

Azeredo é condenado a vinte anos e um mês de prisão por participar do "mensalão tucano", desvio de recursos de empresas públicas de Minas Gerais, como o então Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) para o financiamento da campanha de Eduardo Azeredo à reeleição em 1998, disputa em que o tucano foi vencido pelo ex-presidente Itamar Franco.

Segundo o Ministério Público, Azeredo era o principal articulador do esquema que utilizava agências de publicidade de Marcos Valério, conhecido pelo escândalo do 'mensalão', para a movimentação dos recursos.

O ex-governador estava preso em um batalhão do Corpo de Bombeiros na zona sul da capital mineira desde 23 de maio do ano passado.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.