Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Aumentar o orçamento de diversidade não basta: é preciso gerar valor aos colaboradores

PUBLICIDADE

Por Thiago Guarnieri Roveri
Atualização:
Thiago Guarnieri Roveri. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Há poucos anos a agenda de diversidade não era considerada uma prioridade nas empresas. Felizmente, hoje ela é. Entretanto, há um longo caminho para evidenciar essa prioridade nas dinâmicas organizacionais e estudos recentes confirmam este fato. O discurso institucional que preconiza o tema como algo prioritário só se torna realidade quando os investimentos dessa agenda são experienciados pelos colaboradores(as) nas suas dinâmicas diárias de trabalho.

PUBLICIDADE

Há um grande percurso das empresas para o desenho e, principalmente, para a execução de programas de diversidade que influenciam significativamente a cultura corporativa e atualizam processos à luz de D&I, como mostra um estudo recente realizado pelo time de pesquisa da Mais Diversidade. A jornada requer planejamento, estrutura, governança, metas, e o acompanhamento de ações que ventilem o tema em todos os níveis da organização.

No Brasil, quase 2/3 das empresas participantes do primeiro mapeamento sobre o cenário de D&I no país, responderam que trabalham o tema de forma "solta", sem a conexão de ações com a estratégia do negócio. As organizações que não constroem uma governança sólida e uma estratégia bem definida para a temática, não conseguem sustentar o discurso em nenhuma instância de que esta é uma agenda prioritária. Nesse caso, a percepção dos colaboradores é inversamente proporcional ao que almejam as áreas de diversidade e de recursos humanos, de que o discurso está amplamente desconectado à prática e que não há interesse genuíno da organização. E o resultado nós já conhecemos, a desconexão com o trabalho, queda na produtividade e o aumento do turnover com a busca por outros ambientes.

Outro dado significativo deste mapeamento está associado à existência dos grupos de afinidade (grupos de trabalho formados por colaboradores da organização que atuam especificamente com uma ou mais pautas de diversidade). Se, por um lado, mais de 60% das empresas participantes já possuem esses grupos, por outro, metade deles existe sem um programa de diversidade implementado para direcioná-los. Um dos principais desafios que recebemos, na minha experiência como consultor de diversidade, está relacionado à ineficiência dos grupos de afinidade. Isso se dá pelo fato de muitos grupos surgirem espontaneamente, com a melhor das intenções, entretanto eles não sabem por onde começar e a quem devem pedir ajuda. Sem direcionamento estratégico, o grupo perde a sua razão de existir e se torna um problema.

Outro resultado que evidencia o interesse genuíno das empresas para avançarem dos discursos e investirem em ações é o resultado que o primeiro mapeamento sobre o cenário de diversidade traz em relação ao orçamento para ações de diversidade: 97% das 293 empresas participantes disseram que irão aumentar ou, no mínimo, manter seu budget de 2021 para ações de D&I. É importante celebrarmos este dado: em um ano de pandemia, em que as empresas cortaram todos os custos possíveis. Continuar investindo no tema é uma sinalização clara de que não há mais como as empresas situadas no país voltar atrás nesta agenda.

Publicidade

Mas o percurso é longo e deve ser trilhado com disciplina. Não há como resolver um desafio complexo por meio de soluções simples e esporádicas. Campanhas de comunicação, áreas exclusivas de diversidade, treinamentos pontuais são muito importantes, mas sozinhos não fazem com que colaboradores(as) percebam o tema como prioridade. A boa notícia é que para chegar nesse patamar é importante começar, e a partir disso, adotar medidas que considerem o tema numa agenda interdisciplinar e contínua, em todos os níveis, estabelecendo uma governança e uma estratégia que estejam condizentes com as premissas de negócios da organização. E o mercado está apresentando sinais de que esse movimento está, finalmente, acontecendo. Seguimos atentos e confiantes.

*Thiago Guarnieri Roveri, consultor sênior de diversidade e responsável pela área de pesquisa da Mais Diversidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.