PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Aula Um

Projeto de democratização do acesso ao ensino jurídico de alta qualidade, lançado em São Paulo, reúne professores renomados da área

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:
 Foto: Estadão

Foi lançada na última sexta-feira, dia 11, a plataforma Aula Um (www.aulaum.com.br), um projeto de democratização do acesso ao ensino jurídico de alta qualidade. A plataforma é dividida em cursos com três palestras cada - com temas distintos, mas complementares.

PUBLICIDADE

O primeiro curso, Democracia e Constituição, com todas as palestras já disponíveis gratuitamente, tem a primeira parte sobre Direitos Fundamentais (com Pedro Serrano, que leciona Direito Constitucional na PUC).

A segunda etapa versa sobre Constituição e Direitos Humanos (com Rubens Beçak, professor de Direito Constitucional na FDRP/USP).

E a última, Justiça de Transição (com Renan Quinalha, professor na Unifesp).

A cada duas semanas a plataforma libera um curso novo.

Publicidade

Nomes conceituados do mundo jurídico, como Tércio Sampaio Ferraz, Marcelo Feller, Vinícius Marques de Carvalho (ex-presidente do CADE), Fabio Nusdeo, Gabriel Lochagin, Paulo de Barros Carvalho, entre outros, já gravaram palestras para o Aula Um.

A ideia é navegar por abordagens distintas do Direito, debatendo temas atuais com grandes nomes da academia.

É possível conferir ainda quatro colunas, uma de uma estudante que presta Magistratura, uma de um estudante que presta Defensorias, uma de uma estudante que presta Ministério Público e uma de um estudante dedicado às provas de Procuradorias.

Os colunistas discutem estratégias de estudos, debatem os editais dos concursos e dividem suas angústias na preparação para as provas.

A iniciativa é de Gustavo Mascarenhas e Tarcísio Giroldo, empenhados em levar à multidão de estudantes de qualquer lugar do País atualização do Direito com grandes juristas, sem gastos praticamente.

Publicidade

Gustavo, formado pela USP/Ribeirão, é advogado criminalista, mestrando pela USP, entre 2013 e 2014 foi pesquisador no Programa de Direito Penal e Democracia da Utrecht University, na Holanda.

Tarcísio cursou informática na Faculdade de Filosofia da USP de Ribeirão Preto.

"O que nos levou a pensar no Aula Um foi a vontade de dar acesso a todos às aulas e palestras que tivemos na USP", relata Gustavo. "Nós sabemos que a universidade é pública, mas é muito difícil que o grande público tenha acesso a ela. Com a internet, todos podem alcançar a plataforma e ter aulas com Tércio Sampaio Ferraz, Pedro Serrano, Vinícius Marques de Carvalho, Paulo de Barros Carvalho."

Segundo Gustavo, 'a ideia é que as pessoas possam se atualizar com grandes juristas, sem gastar muito com isso'.

"Por enquanto, a plataforma é gratuita, mas quando deixar de ser vai cobrar R$ 25,00 por curso, na linha com a proposta de democratização ao acesso", informa Gustavo.

Publicidade

"Nós queremos democratizar o acesso ao ensino jurídico de alta qualidade."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.