Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ativismo em alta: o dilema das redes sociais

PUBLICIDADE

Por Marco Antonio Sabino e Leandro Fraga
Atualização:
Marco Antonio Sabino e Leandro Fraga. FOTOS: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

As notícias no final de junho davam conta de que grandes empresas internacionais, como Coca-Cola, Honda e Unilever estavam reduzindo ou eliminado suas campanhas no Facebook e em outras redes sociais, como o Instagram, a quem apontavam como complacentes na contenção de discursos de ódio. Essa discussão já havia trazido recentes consequências para o Twitter, apontado como pouco ativo na redução desse tipo de mensagem pelos anunciantes, de um lado, e por usuários de interferir muito rigidamente em eliminar mensagens e perfis, de outro.

PUBLICIDADE

Um dos expoentes desse debate foi o Presidente Donald Trump, que usa o seu perfil na plataforma do pássaro azul para disseminar mensagens, fustigar adversários e estimular correligionários desde a primeira hora. As pequenas e grandes marcas, que precisam vender tanto para a direita quanto para a esquerda, para carnívoros e também para veganos, para petrolheads e para fanáticos pela bicicleta elétrica, têm receio prudente da ampliação desse movimento. E devem ter.

As redes sociais tiveram um papel de enorme amplificador de vozes antes inaudíveis, bem como tornaram possível que grupos antes dispersos - indivíduos com gostos ou preocupações muito particulares, exóticas ou distantes da média da população - se encontrassem e se identificassem, formando legiões digitais ativas e, em alguns casos, muito virulentas.

Há muitos agentes ativistas para preocupar as organizações no cenário de hoje, que nos permitimos, apenas a título de reflexão, listar: a) consumidores ativistas, que vêm a público para opinar de forma apaixonada sobre produtos e serviços e podem ser vistos e ouvidos por muitos outros agentes que multiplicam os efeitos de um evento individual; b)as ONGs ativistas, que trazem mensagens que, vez ou outra, apelam para a demonização de empresas ou setores, produtos e serviços; c) os acionistas ativistas - muitas vezes, grupos minoritários, mas muito articulados, que podem trazer transtornos consideráveis para os majoritários que não souberem lidar com eles; d)os executivos ativistas, que muitas vezes deixam extravasar para a empresa preocupações que são muito mais deles próprios, frequentemente sem relação direta com suas tradições e posicionamento; e) os funcionários ativistas, que tanto quando denunciam o próprio empregador, quanto quando são denunciados por terceiros trazem impactos que podem ser muitos duros na imagem empresarial; f) os defensores de causas ativistas, apaixonados por causas, hábitos ou comportamentos; e, finalmente, g) o Estado ativista, na figura do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, que abraçam causas que são caras a uma parte da população no espaço e no tempo, mas não necessariamente aos seus interesses mais permanentes.

Os tempos de internet e redes que conectam bilhões de usuários denotam talvez o melhor, mas certamente o pior das pessoas. O discurso de ódio é uma mostra desse último aspecto. A internet e as redes sociais não são necessariamente o que deve ser atacado, mas, sim, atacados devem ser os motivos que fazem com que alguém vocifere de maneira odiosa nas redes contra determinado grupo, indivíduo, ideologia ou causa.

Publicidade

Vive-se em um tempo em que é quase mandatório pertencer a algum grupo, defender uma causa, uma ideia. Tudo isso é parte da liberdade de manifestação do pensamento, tão cara à dignidade das pessoas, de um lado, e à democracia, de outro. Nas redes sociais, a Corte da Opinião Pública é implacável, e as marcas sabem disso. O estrago causado por uma decisão equivocada pode acabar com a reputação que levou anos e muitos recursos para ser construída.

Farber e Frickey chamaram a atenção para os efeitos da articulação de grupos minoritários, que conseguiam ter mais sucesso em suas reivindicações do que a maioria dispersa. O barulho do ativismo mostra bem essa lógica, que demonstra que a democracia está muito além de, simplesmente, resumir-se ao princípio majoritário. Hoje é o Facebook. Amanhã podem ser justamente as empresas que não mais publicam nessa aplicação. Ninguém está a salvo da Corte da Opinião Pública das redes sociais, e o Facebook pode estar provando de seu próprio veneno.

Contudo, se o algoz de hoje é a vítima de amanhã, é preciso cautela, sobretudo em assuntos tão difusos e limítrofes como o discurso de ódio (você saberá definir o que o caracteriza)? O Facebook, tão criticado por moderar conteúdo, por vezes acusado de censor, agora é acusado de ser reticente em coibir hate speech. É, no dizer popular, ser preso por ter cão ou preso por não ter, ou, mais tecnicamente, o Dilema das Redes Sociais. Risco do negócio, sem dúvida, para atores que são indispensáveis para a livre manifestação do pensamento no Século XXI.

*Marco Antonio Sabino é head de Mídia e Internet de Mannrich e Vasconcelos Advogados. Professor da FIA, Ibmec, Dom Cabral e Fipecafi. Membro da Comissão de Liberdade de Imprensa da OABSP. Doutor pela USP. Pesquisador (Columbia, Oxford). Coordenador do WEBLAB Ibmec

*Leandro Fraga é professor da Fundação Instituto de Administração (FIA)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.