Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Assustada, a toga vai à rua

Juízes fazem ato na Avenida Paulista, em frente ao Fórum Federal Pedro Lessa, em solidariedade à magistrada Louise Filgueiras, esfaqueada pelo procurador da Fazenda Nacional Matheus Assunção no 21.º andar do prédio-sede do TRF-3

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Pedro Prata , Fausto Macedo e Paulo Roberto Netto
Atualização:

Cerca de sessenta juízes federais, e também procuradores do Ministério Público Federal e servidores do Judiciário, fizeram na tarde desta sexta, 4, ato de protesto contra a violência que os atinge. Os magistrados estão perplexos, e assustados, com o ataque do procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção que, no final da tarde de quinta, 3, esfaqueou no pescoço a juíza Louise Filgueiras, no 21.º andar do prédio-sede do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), na Avenida Paulista.

"O episódio faz com que essa reflexão seja necessária, a sociedade precisa entender que discurso do ódio tem que ceder ao discurso da racionalidade", declarou o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes.

O protesto ocorreu em frente ao Fórum Federal Pedro Lessa, que abriga as varas cíveis federais, na Paulista. A duas quadras dali, no Fórum Criminal, o esfaqueador passou por audiência de custódia. A Justiça decretou sua prisão preventiva e ele será transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico "Dr. Arnaldo Amado Ferreira", em Taubaté, no interior do Estado.

No ato público, Fernando Mendes clamou. "Precisamos preservar as instituições, encontrar o caminho da racionalidade e do diálogo. Este é um ato de repúdio à violencia contra uma colega e repúdio simbólico à violência que tem sido praticada contra o Poder Judiciário, alicerce da democracia."

Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais: 'Discurso do ódio tem que ceder ao discurso da racionalidade'. Foto: Ajufesp/Divulgação

Nas palavras de Mendes, a manifestação na rua 'é um ato mais de paz, de reflexão'.

Publicidade

Ele conclamou. "Precisamos dar um basta a tudo isso que está acontecendo e passemos a respeitar as instituições e não atacá-las de maneira sistemática, como vêm sendo atacadas, particularmente o Poder Judiciário."

A juíza Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira, diretora da Associação dos Juízes Federais no Estado de São Paulo (Ajufesp) leu nota pública divulgada pelas entidades de classe. "A ousadia e a violência do ataque desferido pelo procurador da Fazenda trazem à tona grandes preocupações."

Fernando Mendes: 'Passemos a respeitar as instituições e não atacá-las de maneira sistemática'. Foto: Ajufesp/Divulgação

Ela fez um alerta. "A falta de segurança que acomete o ofício dos magistrados é crônica. Não se justifica, em hipótese nenhuma, colocar vidas em risco por motivos de restrições orçamentárias. A segurança (dos fóruns) por profissionais treinados é esencial ao juiz. A magistratura carece de um mínimo de tranquilildade para trabalhar em paz."

PUBLICIDADE

Marcelle foi enfática ao apontar para o momento político que o País atravessa, 'com a interdição do diálogo e polarização ideológica, que contribuem para o acirramento de ânimos e para o desrespeito crescente às instituições'.

Na avaliação de Marcelle, os ataques ao Poder Judiciário 'maculam sua independência'.

Publicidade

"Essa quebra de institucionalidade pode causar consequências nefastas", adverte Marcelle Ragazoni.

Otávio Port classificou a agressão como 'ato covarde, desvairado'. Foto: Ajufesp/Reprodução

O presidente da Associação dos Juízes Federais no Estado de São Paulo, Otávio Port, declarou.

"É importante que o Judiciário, como guardião múltiplo das leis e da Constituição, seja respeitado. Esse sentimento que permeia as redes sociais, por exemplo, de descumprimento e desrespeito de ordens judiciais pode sim levar à violência, essa violência que a nossa colega sentiu na pele, infelizmente."

Port classificou a agressão como 'ato covarde, desvairado'.

"As associações devem e vão atuar firme na segurança dos juízes. Esse quadro de rivalidade social, de divisão entre opiniões absolutamente opostas, em nada fortalece a democracia. É importante o diálogo, a discussão serena, tranquila, sempre buscando um denominador comum. Nós do Judiciário Federal queremos trabalhar com tranquilidade, com segurança e, acima de tudo, com paz."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.