PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Assista ao último debate para lista tríplice para PGR

Procuradores participaram nesta sexta, 14, de encontro em Brasília, a quatro dias da eleição interna que pode indicar o substituto de Raquel Dodge

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: ANPR

Nove candidatos à lista tríplice para procurador-geral da República fizeram o último debate antes da eleição nesta sexta-feira, 14, em Brasília. Os procuradores vão às urnas no dia 18 de junho.

PUBLICIDADE

Os candidatos à lista são o ex-presidente da ANPR José Robalinho Cavalcanti, os procuradores regionais Lauro Cardoso - paraquedista do Exército e secretário-geral do Ministério Público da União -, Vladimir Aras e Blal Dalloul - secretário-geral na gestão Rodrigo Janot, o ex-vice da gestão Janot, José Bonifácio da Andrada, os subprocuradores-gerais Luiza Cristina Frischeisen, Mário Luiz Bonsaglia, Paulo Eduardo Bueno, Antonio Carlos Fonseca Silva e Nívio de Freitas.

Paulo Bueno não participou do encontro desta sexta. O subprocurador-geral enviou um vídeo ao debate.

Cabe ao presidente da República escolher o chefe do Ministério Público Federal, conforme prevê a Constituição. Ele não é obrigado a indicar nenhum nome da lista da Associação.

A tradição de formação da lista tríplice iniciou-se em 2001. Daquele ano até agora, o vencedor da lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República não foi acolhido apenas em sua primeira edição e, mais recentemente, em 2017, quando o então presidente Michel Temer escolheu Raquel Dodge.

Publicidade

A atual procuradora-geral Raquel Dodge não se inscreveu para concorrer na eleição promovida pela Associação dos Procuradores, o que não quer dizer que não pretende a recondução, pela 'via direta' do Palácio do Planalto. Internamente, procuradores comentam que a procuradora-geral se movimenta para um segundo mandato sem concorrer pela lista tríplice.

No dia 7 de junho, Raquel Dodge admitiu, de forma explícita, estar no páreo para ficar mais dois anos no cargo. O mandato de Raquel à frente da Procuradoria vai até setembro, quando o presidente Jair Bolsonaro deverá indicar o próximo ocupante do cargo.

"Estou à disposição da minha instituição e do País para uma eventual recondução ao cargo, mas não sei se isso vai acontecer", disse ela, após participar de evento do Ministério Público em São Paulo.

Conforme revelou o Estado, parlamentares do Centrão, bloco informal de partidos que tem imposto as principais derrotas de Bolsonaro no Congresso, têm defendido, em conversas reservadas, a recondução de Raquel a mais um mandato. A avaliação do grupo é a de que ela tem uma postura mais "moderada" do que seu antecessor no cargo, Rodrigo Janot - criticado por apresentar denúncias contra políticos apenas com base nas delações premiadas.

Temem, ainda, que Bolsonaro escolha um nome mais "linha dura", alinhado ao discurso de criminalização da política que permeou a campanha eleitoral. Para ser confirmado, o nome escolhido pelo presidente da República precisa passar por sabatina e ter o aval do Senado.

Publicidade

Desde que assumiu o comando do Ministério Público Federal, em setembro de 2017, Raquel desacelerou os acordos de colaboração premiada. Dos 110 acordos na Lava Jato homologados pelo Supremo Tribunal Federal até hoje, apenas um foi em sua gestão. Enquanto isso, ela pediu para anular quatro das delações assinadas por Janot. O mais recente foi o do ex-diretor da Hypermarcas Nelson de Mello, que havia acusado políticos do MDB de receber R$ 30 milhões para fins eleitorais. Mello foi acusado de ter omitido informações e de não apresentar as provas para sustentar as denúncias contra políticos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.