Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

As 29 empresas alvo de buscas da Boca Livre S/A

Investigação aponta suposto rombo de R$ 25 milhões em recursos liberados com base na Lei Rouanet; lista dos alvos foi divulgada pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso , Fausto Macedo e Marina Mori
Atualização:

Na nova etapa da Operação Boca Livre, deflagrada nesta manhã, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União identificaram 29 empresas que teriam cometido fraudes de R$ 29 milhões com incentivos obtidos por meio da Lei Rouanet. Todas elas foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, 27, cumpridos em dez municípios nos Estados de São Paulo e Paraná.

PUBLICIDADE

De acordo com as autoridades, o objetivo das empresas não era patrocinar os projetos, mas obter contrapartidas ilícitas com uso de recursos públicos. Entre 2003 e 2014, as companhias financiaram, por meio do esquema, diversos eventos restritos a convidados, como palestras, shows e festas, com base nos benefícios da Lei Rouanet. Com isso, além de promover suas marcas, elas foram beneficiadas pelos incentivos fiscais previstos na legislação.

A LISTA DAS EMPRESAS E AS FRAUDES APONTADAS PELA INVESTIGAÇÃO:

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

A nova operação pode identificar mais fraudes, já que as corporações patrocinaram inúmeros outros projetos. As investigações apontam que o Grupo Bellini e as empresas integrantes do esquema praticavam estelionato contra a União, peculato e outros crimes correlatos desde 1998. Parte dos desvios se baseava na apresentação de projetos culturais que, depois de aprovados pelo Ministério da Cultura para a captação de recursos, tinham realização parcial ou sequer eram promovidos. Além do benefício ilícito às companhias, foi constatada a prática de superfaturamento, a apresentação de notas fiscais falsas e o uso de terceiros para a aprovação de projetos, entre outras irregularidades.

A Lei Rouanet foi criada no governo Fernando Collor (PTC/AL), em 1991. A legislação permite a captação de recursos para projetos culturais ppr meio de incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas. Na prática, a Lei Rouanet permite que uma empresa privada direcione parte do dinheiro que iria gastar com impostos para financiar propostas aprovadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.