PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

As 17 diligências da Procuradoria contra o 'Posto Ipiranga' de Bolsonaro

Leia procedimento investigatório criminal do Ministério Público Federal/DF sobre o economista Paulo Guedes

Por Fabio Serapião/BRASÍLIA
Atualização:

Ao instaurar procedimento de investigação criminal contra Paulo Guedes, o chefe da equipe econômica do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), o chefe da força-tarefa Greenfield, elencou 17 diligências para apurar possíveis fraudes em fundos de pensões envolvendo o economista.

Guedes é suspeito de cometer crimes de gestão fraudulenta e temerária à frente de fundos de investimentos (FIPs) que receberam R$ 1 bilhão, entre 2009 e 2013, de fundos de pensão ligados a empresas públicas. O próprio presidenciável do PSL o chama de seu 'Posto Ipiranga'.

LEIA AS DILIGÊNCIAS:

 

 
 
 
 
 
] 

PUBLICIDADE

COM A PALAVRA, A DEFESA DE PAULO GUEDES

Publicidade

Causa perplexidade que, às vésperas da definição da eleição presidencial, tenha sido instaurado um procedimento para apurar fatos apresentados por um relatório manifestamente mentiroso. Resta claro que essa iniciativa é uma afronta à democracia cujo principal objetivo é o de confundir o eleitor.

Cumpre esclarecer que o fundo FIP BR EDUCACIONAL não trouxe qualquer prejuízo aos fundos de pensão. Ao contrário. Ele apresentou retorno substancialmente acima do objetivo estabelecido no regulamento firmado entre os cotistas. Da mesma forma, não houve, ao longo da operação, qualquer conduta antiética ou irregular por parte de Paulo Guedes, cuja reputação jamais foi questionada e é amplamente reconhecida no Brasil e no exterior.

A defesa vai apresentar toda a documentação que comprova a lisura das operações, esclarecer quaisquer dúvidas das autoridades competentes e reitera sua confiança na Justiça brasileira."

Nota dos advogados do sr. Paulo Guedes - Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso

COM A PALAVRA, HSM

Publicidade

- O Professor Doutor Paulo Guedes jamais foi "controlador" ou "diretor" da HSM, como sugere a matéria. Foi, apenas, membro dos Conselhos de Administração da HSM e Ânima, indicado pelo Fundo BrFip e já está desligado dos Conselhos desde 22 de outubro de 2014.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

- A Ânima Educação (Gaec) só passou a ser sócia da HSM em 2013, quando adquiriu sua participação do Fundo citado. No entanto, todas as questões mencionadas na reportagem são relativas a datas anteriores, em período que a HSM possuía como sócios a Geo Eventos e RBS, instituições ligadas às Organizações Globo.

- A HSM possui mais de 30 anos de tradição e tem realizado um trabalho consistente de educação para as lideranças brasileiras, por meio de eventos, soluções digitais e programas de educação corporativa in company.

- A HSM promove a Expo, o maior evento de educação corporativa da América Latina, trazendo para nosso país os melhores pensadores e personalidades do planeta, tais como: Steve Wozniak , Ram Charan, Al Gore, Paul Krugman, Michael Phelps, Tom Peters, Salim Ismail, Peter Diamandis, JB Straubel, Jack Welch, Philip Kotler, Jim Collins, Malcolm Gladwell, William Ury, Thomas Friedman, além de outras tantas centenas de personalidades que se destacaram em nossos afamados eventos.

- Todas as palestras dos eventos promovidos pela HSM são divulgadas de forma ampla e pública, sendo contratadas em consonância com parâmetros adotados pelos referidos palestrantes em nível internacional.

Publicidade

- Quanto aos investimentos feitos pelo Fundo BrFip na Ânima, é importante informar que, ao contrário do que se insinua, os investimentos do Fundo tiveram valorização superior a 300%, com enorme proveito para todos os cotistas e fundos de pensão, além de contribuir para a melhoria do ensino superior em nosso país

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.