Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Arcadas repudiam 'reiterados ataques à Constituição' e clamam por 'pleno exercício dos direitos fundamentais'

Em meio às hostilidades e ameaças do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal, a Congregação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, histórico reduto de expoentes da Advocacia, divulga nota pública na qual prega 'respeito irrestrito ao Estado Democrático de Direito'

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Paulo Roberto Netto
Atualização:

Quarenta e três anos depois da histórica 'Carta aos Brasileiros' lida pelo professor e jurista Goffredo Telles Junior em 1977, conclamando o País contra o regime de exceção, a Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nas Arcadas do Largo São Francisco, volta à cena para repudiar 'reiterados ataques à Constituição' e sair em defesa do Supremo Tribunal Federal - alvo de sucessivos ataques de 'fake news' e críticas do presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

A Congregação não cita nominalmente o presidente nem os ministros da Corte.

"Neste momento excepcional, em que o País vivencia grave crise sanitária com repercussões econômicas e políticas, impõe-se reafirmar que o pleno exercício dos direitos fundamentais, a legalidade, a liberdade, a igualdade e a justiça, são valores supremos do povo brasileiro, que o Estado, por meio de seus Poderes, tem o dever de assegurar e promover", afirmou a Faculdade de Direito.

Após a deflagração da operação que mirou deputados bolsonaristas e blogueiros alinhados com o Planalto na quarta, 27, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a Corte voltou a ser alvo de críticas e ofensas proferidas por aliados do presidente. Mais cedo, Bolsonaro afirmou que 'ordens absurdas não se cumprem'. "Acabou, porra!", esbravejou o presidente.

Em resposta, a Faculdade de Direito da USP afirmou que o 'respeito irrestrito' ao Estado Democrático de Direito é o 'único fundamento de legalidade e legitimidade do exercício do poder'. "Não se admitindo, de nenhum modo, que seja negligenciado ou ignorado", completou.

Publicidade

As Arcadas do Largo São Francisco. Foto: Nilton Fukuda / Estadão

A Carta dos Brasileiros foi lida em 1977, época em que o País suportava 13 anos de repressão e atingia o seu ápice de violência nos porões da ditadura. "Queremos dizer, sobretudo aos moços, que nós aqui estamos e aqui permanecemos, decididos, como sempre, a lutar pelos Direi­tos Humanos, contra a opressão de todas as ditaduras", disse o professor e jurista Goffredo Telles das Arcadas do Largo São Francisco.

O manifesto da Congregação nesta quinta-feira, 28, faz reacender a velha tradição das Arcadas de resistir severamente à ameaça aos valores da democracia.

"Nossa fidelidade de hoje aos princípios basilares da Democracia é a mesma que sempre existiu à sombra das Arcadas: fidelidade indefectível e operante, que escreveu as Páginas da Liberdade, na História do Brasil".

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:A Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, diante de reiterados ataques à Constituição Federal e às instituições democráticas por parte de autoridades constituídas, vem manifestar seu apoio ao Estado de Direito e ao Poder Judiciário, em especial ao Supremo Tribunal Federal.

Neste momento excepcional, em que o País vivencia grave crise sanitária com repercussões econômicas e políticas, impõe-se reafirmar que o pleno exercício dos direitos fundamentais, a legalidade, a liberdade, a igualdade e a justiça, são valores supremos do povo brasileiro, que o Estado, por meio de seus Poderes, tem o dever de assegurar e promover.

Publicidade

O respeito irrestrito ao Estado Democrático de Direito é o único fundamento de legalidade e legitimidade do exercício do poder, não se admitindo, de nenhum modo, que seja negligenciado ou ignorado.

Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

São Paulo , 28 de maio de 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.