PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Aras diz que permanência de Bolsonaro no Alvorada mesmo em caso de derrota seria 'afronta à democracia', mas minimiza possibilidade: 'retórica política'

Procurador-geral da República afirmou em vídeo publicado no YouTube que não 'quer crer' que o presidente permanecerá no Palácio da Alvorada se perder as eleições

Por Rayssa Motta
Atualização:

O presidente Jair Bolsonaro conversa com o procurador-geral da República, Augusto Aras, durante evento no Planalto. Foto: Dida Sampaio / Estadão

O procurador-geral da República Augusto Aras usou seu recém-criado canal no YouTube para criticar a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecer no Palácio da Alvorada e não entregar a faixa presidencial em caso de uma eventual derrota nas eleições. Em vídeo publicado nesta segunda-feira, 15, Aras afirma que isso seria uma "afronta à democracia".

PUBLICIDADE

As pesquisas de intenção de voto projetam um segundo turno entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista lidera em todos os cenários. A cerimônia de transmissão da faixa é apenas simbólica e, caso o presidente não queira participar, o Congresso mantém a atribuição de empossar o candidato eleito.

Aras, no entanto, minimizou a chance de uma eventual ausência de Bolsonaro e atribuiu a hipótese à "retórica política". Em meio aos sucessivos ataques infundados para colocar sob suspeita a segurança das urnas, o presidente já afirmou que não vai entregar a faixa presidencial em caso de "fraude".

"Nem quero crer que após 1º de janeiro, se o presidente não lograr êxito da reeleição, ele permaneça no Palácio da Alvorada, porque isso seria uma afronta à democracia. O que nós temos no Brasil é uma retórica política própria de cada candidato e nós procuramos sempre distinguir a retórica política do discurso jurídico", disse o procurador-geral da República.

O vídeo foi gravado em 8 de agosto, durante uma conversa entre Aras e jornalistas estrangeiros, e publicado hoje no canal pessoal do PGR. O procurador-geral é frequentemente criticado por políticos de oposição ao governo, que o acusam de agir para blindar o presidente, o que ele nega com veemência. O suposto alinhamento também já foi citado em relatórios da ONG Transparência Internacional.

Publicidade

"Dentro do clima de normalidade democrática, que eu acredito que nós teremos em qualquer situação, não nos preocupa o que vai acontecer, porque todas as instituições brasileiras estão comprometidas com o processo democrático, cientes da responsabilidade com o País, de maneira que não me preocupa, nesse momento, nenhuma medida judicial, porque esta é uma questão de legitimidade imaterial", acrescentou o PGR.

A conta de Augusto Aras no YouTube é pessoal e não está ligada aos perfis institucionais da Procuradoria-Geral da República (PGR). O canal foi criado no dia 21 de julho. Desde então, o chefe do Ministério Público vem publicando trechos de entrevistas, pronunciamentos e reuniões.

Com tom conciliador, o procurador-geral defende a democracia e o processo eleitoral. Em um dos vídeos, gravado em um encontro com parlamentares de oposição, Aras também adianta que está monitorando os atos programados para o feriado de 7 de Setembro. No ano passado, manifestações bolsonaristas foram marcadas por ataques antidemocráticos.

Em outra gravação, Aras defendeu a investigação de parlamentares que, segundo ele, "usam o sistema de Justiça para fins políticos". "Está na hora de apurarmos os abusos. Abuso de direito é um ato ilícito", defendeu. "Nós não temos feito, ainda, nenhuma medida contra esses parlamentares em respeito à imunidade parlamentar, mas não é demais deixar claro que há um abuso e que esse abuso pode representar uma violação ética", acrescentou.

O Estadão apurou que o perfil não gerou grande repercussão entre os colegas procuradores. Até o momento, há 400 inscrito no canal. Procurada pela reportagem, a assessoria do procurador-geral informou que ele decidiu criar a conta em obediência aos "princípios da transparência e da coerência".

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.