Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Aprendizados e insights para o franchising durante a pandemia

PUBLICIDADE

Por Adir Ribeiro
Atualização:
Adir Ribeiro. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Uma grande crise como a que estamos vivenciando, provocada pela pandemia da Covid19, pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado e inovação se soubermos extrair várias lições durante essa jornada. Obviamente, não estamos negligenciando, de forma alguma, todos os muitos aspectos negativos relacionados à saúde das pessoas e óbitos - jamais imaginamos passar por uma situação como essa, porém, não podemos (nem devemos) continuar a sermos os mesmos.

PUBLICIDADE

Entendemos a Covid19 como Aceleradora do Futuro para os negócios, tendo em vista as transformações pelas quais o mercado teve que passar, as mudanças de comportamento dos consumidores, a sensação de insegurança ou incertezas quanto ao isolamento ou fechamento dos negócios, enfim, vários aspectos que mudaram a nossa perspectiva de planejamento e nos obrigaram a "desengavetar" muitos planos de melhorias ou inovações.

"Coragem Digital", foi um termo que usamos muito nas diversas lives e reuniões que realizamos durante a pandemia, visando demonstrar que todas as soluções adotadas nesse momento como o E-commerce, o omnichannel, as reuniões por videoconferências (Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, etc), as live streamings, as mídias sociais, como WhatsApp, já existiam e tivemos a coragem (e ousadia) de usá-las todas. Como disse Bernardinho (o empresário, mais conhecido como ex-treinador de voleibol da seleção) numa de suas lives, "nos declaramos capazes de usar tudo isso".

A reflexão importante é sobre entender a nossa capacidade de inovar e o sentido de urgência ou agilidade que desenvolvemos durante esse período. Na minha visão, isso vai permanecer, principalmente para as organizações que conseguirem incorporar essas mudanças na sua cultura e que buscarão o engajamento de todos no seu ecossistema.

Em um contexto de tantas incertezas, como esse, temos que agir com mentalidade de startup, aplicando metodologias de gestão mais ágeis e enxutas. Vale destacar aqui um mantra fundamental para esse momento de poucas respostas e muitas dúvidas: "mais rápido do que perfeito". Estrutura, pilota, ajusta e faz o "roll out", quase que simultaneamente ou em tempos bem menores que os tradicionais para uma gestão de projeto ou implantação de iniciativas estratégicas.

Publicidade

Dessa forma, espero compartilhar aqui, importantes aprendizados e insights que vivenciamos durante todo esse período desafiante e que possam contribuir ainda mais para um maior amadurecimento do sistema de Franchising no Brasil.

  1. A força das redes de franquias - esse será um dos principais legados da pandemia. Intensidade, frequência e qualidade da relação entre Franqueadoras e franqueados. É fato que faz toda a diferença participar de uma rede em que se pode contar com apoios em diversas áreas fundamentais para a sobrevivência do negócio, em detrimento de negócios independentes em que os empresários tiveram que se socorrer de outras formas menos estruturadas.

  1. Proximidade com a rede, franqueados e fornecedores - apesar da distância física, nunca os franqueados foram tão assistidos e suportados como nesse período. Essa crise nos mostrou como a qualidade das interações e a frequência são importantes no processo de aculturamento e alinhamento.

  1. Suporte Remoto - há tempos (independentemente da pandemia) já vínhamos sugerindo que as Franqueadoras incorporassem mais esse modelo de suporte, que além de muito mais barato, tornou-se eficiente e mais disciplinado, porque exige muito preparo de todos os envolvidos, gera uma enorme redução de custos e garante mais agilidade.

  1. Mundo Fisital - a junção do mundo físico e digital, há vários anos preconizado por nós, virou mais que realidade e sobrevivência nesse momento, como o uso de plataformas digitais de pedidos, delivery, aulas a distância, reuniões remotas e tudo mais, e, para alguns negócios, foi a única alternativa de sobrevivência durante a pandemia.

Publicidade

  1. Velocidade de reação - aqui presenciamos diferentes tempos de respostas das várias Franqueadoras no Brasil e o entendimento do cenário que se apresentava. Hoje, conseguimos avaliar os resultados dessas decisões: quem rapidamente reagiu, rompeu barreiras de comunicação, reduziu silos na Franqueadora e alinhou a comunicação com a rede, inovou em produtos e trouxe a essência do "digital" para o negócio, obteve (e está obtendo) melhores performances.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

  1. Estrutura enxuta e profissional - com a redução drástica das receitas dos Franqueados e por consequência das Franqueadoras, faz-se necessário revisar estrutura e modelo de negócios, incorporando novas monetizações e avaliação da cadeia de valor com toda a rede, mudando margens e formas de comercialização e geração de novos indicadores do negócio.

  1. Cliente no Centro - sempre fundamental, ficou mais forte na pandemia para poder atendê-lo do jeito que ele queria (e podia), e a base de clientes em sistemas de CRM (contatos) mostrou várias vulnerabilidades para as Franqueadoras que não tinham um sistema integrado e processos dessa natureza bem definidos, para uma comunicação e abordagem mais assertivas e efetivas.

  1. Redução de atritos no relacionamento - vários são os exemplos de Franqueadoras que não conseguiam, por diversos motivos, implantar inovações junto aos seus franqueados e em determinado momento, não havia mais outras alternativas para tal, e de forma rápida, e até como sobrevivência, tiveram que executar tais ações. O aprendizado deve estar focado na qualidade da relação e o no nível de engajamento da rede como um todo, na mensuração frequente disso, para mais agilidade nas definições relevantes para o sucesso e perenidade da empresa.

  1. Avaliação da rede pré e pós-pandemia - haverá sim, infelizmente, muitos fechamentos de negócios, que possivelmente não resistirão a toda a crise provocada pela pandemia. Porém, essa "conta" toda não poderá ser atribuída à Covid19, pois muitos negócios já não vinham bem antes da pandemia e o processo somente foi acelerado. Importante é não permitir mais lentidão na tomada de decisões difíceis quanto a permanência de negócios não saudáveis ou sustentáveis por muito tempo.

Publicidade

  1. Importância da Gestão do caixa e lucros - nunca se aprendeu tanto, na prática, sobre a diferença de Caixa e Lucro - empresas vivem anos até sem lucro, mas não vivem meses sem caixa - esse deve ser um dos principais aprendizados e toda Franqueadora deveria ensinar a Gestão Financeira para a sua rede, de maneira consistente e frequente, para que haja maior estruturação no futuro de todos.

  1. Novas habilidades - necessidade de desenvolvermos novas competências e habilidades, seja para o uso das ferramentas digitais ou mesmo as chamadas "soft skills", que são as habilidades socioemocionais focadas no relacionamento humano e interação com os outros, como empatia, protagonismo, resiliência, adaptabilidade entre outras.

  1. Novas formas de acesso aos clientes - o poder das mídias digitais e sociais, como o Instagram, ou mesmo o Facebook e o WhatsApp Business, ou seja, a necessidade de ensinar a rede como um todo sobre as Novas Etapas das Vendas Digitais e relacionamento com os clientes, uma vez que o fluxo de clientes mudou drasticamente na pandemia e como dissemos em muitos encontros: "sua loja (unidade) pode estar fechada, seu negócio não".

  1. Contexto x Controle - conscientizar cada vez mais os franqueados e equipes junto aos princípios da Marca e cultura do negócio torna-se vital para manter a velocidade de resposta ao mercado, seja em campanhas publicitárias, divulgações, mídias sociais e outros mecanismos. A necessidade de controle absoluto que sempre fez parte do Franchising adquire uma nova dimensão mais importante nos dias atuais, que é trabalhar o contexto, o alinhamento, ensinar a rede a pensar do jeito que todos devem pensar para se manter o engajamento.

  1. Segmentação do suporte - o atendimento aos franqueados há tempos que deve ser feito de maneira segmentada e clusterizada, para atender a cada nicho com soluções diferenciadas e adequadas para o momento de cada integrante da rede. Isso evita tratar de maneira generalizada e prestar suporte inadequado, gerando custos e não aproveitando a qualidade do tempo e suporte oferecido. Durante a pandemia, o suporte remoto foi praticamente a única alternativa possível, porém no pós-pandemia, o legado que fica é o benefício dessa alternativa, juntamente com o presencial que deverá ocorrer, porém em menor intensidade até para a geração de caixa novamente das Franqueadoras. Tratar cada franqueado no seu momento é a melhor alternativa de apoio pelo suporte das Empresas Franqueadoras.

Publicidade

  1. Estado emocional da Rede - fundamental monitorar essa situação, tendo em vista que as pessoas são singulares e cada um reagiu de uma forma diferente diante da crise, seja emocionalmente ou mesmo financeiramente. Usar uma "lente" mais adequada com empatia e sensibilidade, foi fundamental para a manutenção do relacionamento com a rede, maior aproximação, a demonstração de interesse genuíno no ser humano, aqui representados pela Equipe da Franqueadora, os Franqueados e seus times e os fornecedores também, que mantem o ecossistema todo funcionando e contribuindo para a sobrevivência e manutenção dos negócios.

Espero que esses insights contribuam para a reflexão e aprendizados, não somente durante a pandemia, mas principalmente quando tudo voltar ao normal (ou natural, como gostamos de dizer, que tem mais a ver com a essência e natureza das pessoas)e tivermos um novo contexto, afinal nunca se deve desperdiçar uma crise sem gerar aprendizados importantes e duradouros.

E com esse maior amadurecimento e crescimento do sistema de franchising, podemos nos tornar mais ágeis, realizando mais testes e pilotos, gerando inovação e conhecimento e nos adaptando com mais velocidade e eficiência, ampliando o protagonismo de cada parte envolvida no sistema.

*Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.