Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Após AGU pedir prioridade na vacinação das forças de Segurança, Lewandowski diz que cabe ao Ministério da Saúde mudar plano de imunização

Ministro do Supremo Tribunal Federal disse que trabalho de policiais no combate ao coronavírus é 'crucial', mas chamou atenção para escassez de vacinas e sublinhou que alterações nos grupos prioritários devem seguir evidências científicas

PUBLICIDADE

Por Rayssa Motta/São Paulo e Rafael Moraes Moura/Brasília
Atualização:

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve ficar de fora do novo capítulo da disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na pandemia. Em despacho nesta segunda-feira, 29, ao analisar o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para incluir os agentes das forças de Segurança entre os grupos prioritários da vacinação, o ministro Ricardo Lewandowski concluiu que a decisão cabe ao Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Documento

O despacho

Relator de um pacote de ações sobre o plano nacional de imunização, Lewandowski observou, no entanto, que eventuais alterações na ordem de imunização devem levar em consideração 'evidências científicas e análises estratégicas em saúde'.

"Tal apreciação, sempre explícita e fundamentada, compete exclusivamente às autoridades sanitárias, consideradas as situações concretas que enfrentam e vierem a enfrentar", escreveu.

Publicidade

 

O ministro disse que os agentes das Forças de Segurança têm desempenhado um papel 'crucial' na linha de frente do combate à pandemia, mas lembrou que o cenário atual é de escassez de vacinas.

"Deverão tomar por base, sobretudo, o fato de a quantidade de vacinas disponíveis até o momento em solo nacional ser muito inferior ao número de pessoas incluídas como prioritárias", sublinhou. "Não se pode excluir a hipótese de que a alteração da ordem de preferências em favor de um grupo prioritário, sem qualquer dúvida merecedor de particular proteção estatal, ensejará o descenso, total ou parcial, de outros grupos", acrescentou.

O movimento do governo Bolsonaro para adiantar a posição dos profissionais das forças de Segurança na fila de imunização veio após Doria anunciar que policiais federais começariam a ser vacinados em São Paulo a partir de 5 de abril. A medida causou mal-estar entre setores bolsonaristas, que pleiteavam a prioridade para a categoria, uma das principais bases de apoio do governo, no plano federal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.