PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Após 'acabou, porra' de Bolsonaro, todos os presidentes dos Tribunais de Justiça avisam que 'não há espaço para retrocessos'

Em carta ao ministro Dias Toffoli, colégio de desembargadores mandatários das Cortes estaduais declaram apoio ao Supremo Tribunal Federal, alvo de hostilidades do presidente depois da operação contra 'fake news', investigação que mirou bolsonaristas

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Paulo Roberto Netto
Atualização:

O Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil enviou ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, no qual avisa que 'não há espaço para retrocessos' em respeito à autonomia do Judiciário e às instituições democráticas.

PUBLICIDADE

A carta assinada por todos os desembargadores mandatários dos tribunais estaduais do País foi encaminhada após ataques do presidente Jair Bolsonaro contra a Corte, que deflagou operação que atingiu deputados, empresários e blogueiros alinhados com o Planalto.

Os presidentes dos tribunais apontam a necessidade de união em defesa da independência entre os Poderes e a necessidade de autonomia da magistratura.

"Em se tratando destes princípios, não há espaço para retrocessos, ainda que ataques pontuais neste momento delicado para as instituições brasileiras tentem desestabilizar a tão sonhada consolidação da nossa democracia", afirmaram.

A reação dos magistrados vem após Bolsonaro declarar, no dia seguinte à operação que mirou aliados, que 'ordens absurdas não se cumprem'. "Acabou, porra!", esbravejou o presidente. "Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomada de forma quase que pessoais certas ações. Ordens absurdas não se cumprem e nós temos que botar um limite nessas questões".

Publicidade

A estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal. Foto: Dida Sampaio / Estadão

O inquérito que apura esquema de disseminação de 'fake news', ofensas e ameaças contra o Supremo avançou nesta semana, mirando deputados federais alinhados ao Planalto, como Carla Zambelli (PSL), blogueiros como Allan dos Santos, e empresários suspeitos de financiar as atividades ilícitas. A ordem para as diligências partiu do ministro Alexandre de Moraes, que relata as investigações sigilosas.

"As provas colhidas e os laudos periciais apresentados nestes autos apontam para a real possibilidade de existência de uma associação criminosa, denominada nos depoimentos dos parlamentares como 'Gabinete do Ódio', dedicada a disseminação de notícias falsas, ataques ofensivos a diversas pessoas, às autoridades e às Instituições, dentre elas o Supremo Tribunal Federal, com flagrante conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática", afirmou Moraes.

No primeiro escalão do governo, o ministro Abraham Weintraub foi intimado a depor após declarar em reunião ministerial tornada pública que, se dependesse dele, colocaria 'esses vagabundos na cadeia, começando no STF'. O Planalto recorreu em habeas corpus assinado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, mas o pedido pela suspensão da oitiva não foi analisada a tempo.

Weintraub depôs na sexta, 29, e optou por ficar calado e não responder às perguntas da Polícia Federal. A declaração do ministro contra o Supremo foi vista como indício de três delitos: difamação, injúria e crime contra a segurança nacional.

"A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito", escreveu Moraes, ao determinar a oitiva.

Publicidade

LEIA A MENSAGEM DOS DESEMBARGADORES AO SUPREMO:

Ao ExcelentíssimoSenhor Ministro DIAS TOFFOLIPresidente do Supremo Tribunal Federal

Excelentíssimo Senhor Presidente:

O Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre), reitera integral apoio ao Supremo Tribunal Federal que, em seus 129 anos de história, vem prestando imensuráveis serviços à sociedade brasileira, firmando-se como instituição indispensável à garantia dos direitos dos cidadãos, ao Estado Democrático de Direito e à consolidação da democracia.

Não há outra palavra para definir o Poder Judiciário Brasileiro neste momento, que não a união.

Publicidade

União entre todos os tribunais, que respeitam a harmonia e independência entre os Poderes - sistema de freios e contrapesos previstos em nossa Carta Magna - mas que também ressalta a necessidade de respeito à autonomia da magistratura, no desempenho de suas funções constitucionais.

Em se tratando destes princípios, não há espaço para retrocessos, ainda que ataques pontuais neste momento delicado para as instituições brasileiras, tentem desestabilizar a tão sonhada consolidação da nossa democracia.Aos ministros do Supremo Tribunal Federal, contem conosco.

Respeitosamente,

Desembargador CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHAPresidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso

FRANCISCO DJALMA DA SILVAPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do ACRE

Publicidade

TUTMÉS AIRAN DE ALBUQUERQUE MELOPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de ALAGOAS

JOÃO GUILHERME LAGES MENDESPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do AMAPÁ

YEDO SIMÕES DE OLIVEIRAPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do AMAZONAS

LOURIVAL ALMEIDA TRINDADEPresidente do Tribunal de Justiça do Estado da BAHIA

WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJOPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do CEARÁ

Publicidade

ROMEU GONZAGA NEIVAPresidente do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

RONALDO GONÇALVES DE SOUSAPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do ESPÍRITO SANTO

WALTER CARLOS LEMESPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de GOIÁS

LOURIVAL DE JESUS SEREJO SOUZAPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do MARANHÃO

PASCHOAL CARMELLO LEANDROPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do MATO GROSSO DO SUL

Publicidade

NELSON MISSIAS DE MORAISPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de MINAS GERAIS

LEONARDO NORONHA TAVARESPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do PARÁ

MÁRCIO MURILO DA CUNHA RAMOSPresidente do Tribunal de Justiça do Estado da PARAÍBA

ADALBERTO JORGE XISTO PEREIRAPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do PARANÁ

FERNANDO CERQUEIRA NORBERTO DOS SANTOSPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de PERNAMBUCO

Publicidade

SEBASTIÃO RIBEIRO MARTINSPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do PIAUÍ

CLAUDIO DE MELLO TAVARESPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do RIO DE JANEIRO

JOÃO BATISTA RODRIGUES REBOUÇASPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do RIO GRANDE DO NORTE

VOLTAIRE DE LIMA MORAESPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do RIO GRANDE DO SUL

PAULO KIYOCHI MORIPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de RONDÔNIA

Publicidade

MOZARILDO MONTEIRO CAVALCANTIPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de RORAIMA

RICARDO JOSÉ ROESLEYPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de SANTA CATARINA

GERALDO FRANCISCO PINHEIRO FRANCOPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de SÃO PAULO

OSÓRIO DE ARAÚJO RAMOS FILHOPresidente do Tribunal de Justiça do Estado de SERGIPE

HELVÉCIO DE BRITO MAIA NETOPresidente do Tribunal de Justiça do Estado do TOCANTINS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.