Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Aplicação de alíquota de IRRF sobre valor fixado em sentença arbitral e desincentivo à arbitragem para fins de rescisão contratual

PUBLICIDADE

Por Lara Hoeltz Sperb
Atualização:
Lara Hoeltz Sperb. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou recentemente a Solução de Consulta DISIT nº 3003, na qual concluiu que a alíquota aplicada para fins de retenção de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no caso de um acordo homologado por sentença arbitral não seria a mesma aplicada às decisões judiciais. Em caso de sentença arbitral, deveria ser aplicada a alíquota de 15%, trazida pelo art. 740 do RIR/2018, já em sentença judicial a alíquota aplicada é de 5%, conforme o art. 738 do RIR/2018.

PUBLICIDADE

A posição adotada pela Receita não é nova, já havia sido externada na Solução de Consulta nº 184/2021, e merece uma análise crítica e ponderações, pois apresenta entendimentos preocupantes.

Note-se que ao afastar a hipótese de indenização decorrente de sentença arbitral da hipótese de incidência prevista pelo art. 738 do RIR/2018 o efeito prático é o evidente desestímulo à busca de solução consensual de conflitos, exigindo que as partes movimentem o Judiciário para ter aplicação de alíquota mais baixa de imposto de renda.

Em resumo, o caso objeto de análise na Solução de Consulta nº 184/2021, publicada em dezembro de 2021, questionava à Fiscalização se seria aplicável o art. 738 do RIR/2018, referente à alíquota de 5%, ou o art. 740 do RIR/2018, referente à alíquota de 15%, para fins de retenção do IRRF sobre pagamentos realizados a título de indenização por rescisão contratual.

Tratou-se na consulta de acordo homologado por sentença arbitral, diante da rescisão das diversas relações contratuais que existiam entre uma empresa de marketing e uma empresa que atua com transmissões de competições esportivas por meio de seus canais de TV fechada.

Publicidade

Na Solução de Consulta DISIT nº 3003, de 25 de abril de 2022, a RFB entendeu novamente de que a hipótese de retenção do Imposto sobre a Renda na fonte prevista no art. 738 do RIR/2018, de 5%, não abrangeria importâncias pagas às pessoas jurídicas em decorrência de sentença arbitral.

Percebe-se que a Fiscalização seguiu afirmando que sentenças arbitrais não poderiam ser consideradas equivalentes às decisões judiciais, desincentivando a solução consensual dos conflitos.

Importante destacar que também foi fixado entendimento referente ao alcance dos valores nos quais o IRRF vai incidir. Conforme a Solução de Consulta, a dispensa à retenção do IRRF, prevista no § 5º do art. 740 do RIR/2018, sobre indenizações pagas ou creditadas para a reparação de danos patrimoniais, pode abranger somente os danos emergentes.

Dano emergente é o prejuízo efetivamente sofrido; já o que o prejudicado deixou de lucrar em razão, são os lucros cessantes. Na prática, se uma empresa retém o IRRF na fonte ao pagar a indenização, a outra parte receberá um valor menor a título de danos emergentes.

Para a análise acerca dos danos emergentes, houve a vinculação parcial da Solução de Consulta nº 21/2018, na qual já havia sido firmado o entendimento de que não se sujeita à incidência do Imposto sobre a Renda a indenização destinada a reparar danos até o montante da efetiva perda patrimonial.

Publicidade

Restou definido que o mero acordo entre as partes, ainda que homologado por sentença arbitral, não supriria a ausência da comprovação do dano. Evidenciando-se, assim, mais uma hipótese de inobservância à atual movimentação judiciária em direção ao incentivo da solução consensual dos conflitos.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Ora, percebe-se que foi imposta diferenciação de tratamento para as decisões arbitrais, com evidente prejuízo ao contribuinte que optou pela forma de resolução de conflito sem acionar o Poder Judiciário.

Este entendimento contrário ao incentivo de resoluções consensuais de conflito vai em desacordo com toda a inovação trazida no Código de Processo Civil (CPC) que, ainda em 2015 trouxe Normas Fundamentais expressas em seus 12 primeiros artigos. A própria tonalidade conciliatória do Código deixou expresso no art. 3º a arbitragem, conciliação e mediação como meios alternativos de resolução de conflitos, com previsão expressa em seu §2º que, sempre que possível, o Estado promoverá a solução consensual dos conflitos.

Analisando a Solução de Consulta nº 184 a conclusão da Receita é contrária, pois afirma categoricamente que "embora a sentença arbitral produza, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, se for condenatória, constitua título executivo, ela não vincula a União, quando esta não tiver participado da arbitragem".

Evidencia-se, portanto, que justamente por não ser caracterizada como sentença judicial, a sentença arbitral não se presta para fins da retenção prevista no art. 738 do RIR/2018, qual seja, com a alíquota a 5%. Devendo, assim, ser aplicada alíquota mais gravosa ao contribuinte, de 15%.

Publicidade

A argumentação trazida pela Receita, além de estar em desacordo com o CPC de 2015, confronta diretamente o art. 31 da Lei de Arbitragem, que, ainda em 1996 estabeleceu que a sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário.

Ainda que se considere a fundamentação de não ser aplicável o entendimento do art. 31 por tratar-se de discussão envolvendo a União, que não seria parte integrante da arbitragem, resta evidente que o engessamento do Órgão em interpretar de forma estática a letra da lei, apenas terá efeito contrário à busca de solução consensual de conflitos, exigindo movimentação extremamente onerosa ao Judiciário.

O desfecho do entendimento fixado pela Receita nas Soluções de Consulta analisados é o desincentivo à arbitragem para fins de rescisão contratual. As partes que antes sequer cogitariam buscar o Poder Judiciário, muito mais oneroso e moroso, agora não terão opção senão buscar aplicação de entendimento menos gravoso à alíquota de IRRF incidente sobre os danos emergentes. Assim, movimentando a Máquina Pública e onerando toda a sociedade, em evidente afronta aos estímulos trazidos pela legislação à busca da justiça consensual.

*Lara Hoeltz Sperb, advogada especializada em Direito e Processo Tributário

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.