PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Impeachment, capítulo final

No quinto dia do julgamento para a História, Senado decide a sorte da presidente afastada Dilma Rousseff

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Dilma Rousseff. Foto: Dida Sampaio/Reuters

O julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Roussef recomeça nesta terça-feira, 30, com debates. Acusação e defesa poderão falar por uma hora e meia cada.

PUBLICIDADE

De acordo com o Senado, neste período de tempo estão incluídos eventuais apartes consentidos pelos oradores. Se houver mais de um inscrito para defesa ou acusação, o tempo será dividido de forma que não ultrapasse o período previsto. Ainda poderá haver réplica e tréplica de uma hora para cada parte.

Depois do debate, serão chamados os senadores inscritos, um a um, para discursarem sobre o objeto da acusação, por até 10 minutos improrrogáveis. Já havia 56 inscrições na noite desta terça. Após os discursos, o presidente do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, deve apresentar um relatório resumido dos fundamentos da acusação e da defesa.

Na sequência, ocorrerá a votação. Na fase de encaminhamento, serão admitidos, no máximo, dois oradores favoráveis e dois contrários, os quais poderão fazer uso da palavra por até cinco minutos, sendo facultada eventual partilha do tempo com outro senador. A votação será aberta, nominal, e pelo registro eletrônico. A presidente Dilma será afastada de forma definitiva se a acusação receber pelo menos dois terços dos votos dos senadores, o que representa no mínimo 54 votos favoráveis ao impeachment.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.