Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Andrade Gutierrez era deliberadamente remunerada por sua ineficiência'

Leia decisão do Tribunal de Contas da União que bloqueou R$ 508 milhões da empresa por irregularidades relacionadas ao Contrato de Obras Civis da Usina Termonuclear de Angra 3

PUBLICIDADE

Por Luiz Fernando Teixeira
Atualização:

Obras de usina Angra 3, alvo da Lava Jato / Foto: Fabio Motta/AE

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu na última semana bloquear até R$ 508,3 milhões em bens da Andrade Gutierrez por suposto superfaturamento no contrato de obras civis da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro.

Documento

RELATORIO

Documento

VOTO

PUBLICIDADE

Documento

ACÓRDÃO

A punição da Andrade é a primeira que o tribunal aplica a uma empreiteira alvo da Lava Jato que assinou com o Ministério Público Federal um acordo de leniência - espécie de delação premiada de pessoas jurídicas, que admitem irregularidades e colaboram com a Justiça em troca de redução de penas.

Publicidade

A empreiteira confessou ao MPF e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que houve pagamento de propina e formação de cartel na licitação para a montagem da usina nuclear. Mas insiste que o contrato das obras civis - fruto de outra licitação - não foi inflado.

COM A PALAVRA, A ANDRADE GUTIERREZ Na quarta-feira, 25, a empresa afirmou que vai recorrer da decisão do STF. Além disso, avalia a punição do TCU como 'injusta e contrária ao interesse público, já que ameaça a viabilidade do cumprimento do amplo processo de colaboração que a empresa vem realizando junto aos diversos órgãos e com o TCU'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.