Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Alexandre cobra de Bolsonaro esclarecimentos sobre auxílio a informais

Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes deu dois dias para que presidente preste esclarecimentos em ação da OAB que pede liberação imediata de benefício

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, cobrou mapeamentos sobre eventuais reações de eleitores descontentes com apuração das eleições. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu dois dias para que o presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre a sanção ao auxílio a trabalhadores informais. A decisão foi tomada diante de pedido da OAB para que o presidente se abstenha de interferir na equipe técnica de Saúde, siga a OMS em declarações públicas, e respeite medidas de prefeitos e governadores contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

Documento

DECISÃO

"Diante da relevância da matéria suscitada, determino sejam solicitadas, com urgência, informações sobre o objeto da presente arguição, a serem prestadas pelo Presidente da República no prazo de 48 (quarenta e oito) horas", anota.

Há 48 horas o auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais aguarda sanção na mesa do presidente Jair Bolsonaro. O projeto de lei foi recebido pelo protocolo do Palácio do Planalto às 18h48 da última segunda-feira, 30.

Mesmo antes de o presidente Jair Bolsonaro sancionar o auxílio emergencial de R$ 600, o Senado aprovou o texto-base de um projeto ampliando o alcance do benefício a ser pago para trabalhadores informais, intermitentes e microempreendedores individuais (MEIs).

Publicidade

Na ação da OAB ainda consta pedido para que 'o Poder Executivo proceda à implementação imediata dos benefícios emergenciais para desempregados, trabalhadores autônomos e informais, bem como proceda à imediata inclusão das famílias que se encontram na fila de espera do programa Bolsa-Família, concedendo-se o prazo de 48 horas para o cumprimento'.

Segundo a entidade, o 'Presidente da República tem adotado postura reiterada e sistemática no sentido de minimizar os efeitos do novo coronavírus no Brasil, com ameaça de afrouxar as regras atualmente adotadas para a garantia da saúde de todos os brasileiros'.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.